16 abril 2018

Focus aumenta carteira de geração com a compra de CGHs da Iguaçu Barbacena

Empresa planeja crescer com a aquisição de pequenos empreendimentos de energia hidráulica e térmica

A Focus Energia concluiu essa semana a aquisição das centrais geradoras hidrelétricas Ilhéus e Lavras, que pertenciam a Iguaçu Barbacena. O valor da transação é de aproximadamente de R$ 20 milhões.

A empresa planeja crescer com uma carteira própria de geração, que deve agregar pequenas usinas em operação comercial ou que estejam paradas, além de projetos novos com até 10 MW. Os empreendimentos têm potencia instalada de 5 MW e são parte dessa carteira, que deve incluir usinas hidráulicas e térmicas voltadas para o mercado livre.

Todos os projetos serão administrados pela Focus Geração, que foi criada recentemente com essa finalidade, explica Alan Zelazo, sócio da Focus Energia. “Hoje a gente está analisando de 18 a 20 projetos diferentes” , revela o executivo. A empresa, que trabalha no segmento de comercialização, gestão de energia e operações estruturadas, está aberta, segundo ele, a parcerias com outras comercializadoras.

“Na verdade, a Focus vem procurando diversificar a receita. Já temos um resultado bastante robusto na comercializadora nos próximos 15 anos, e a gente quer diversificar um pouco, focando em geração e em outros negócios”, diz o executivo. A empresa tem um contrato de suprimento com a Iguaçu Distribuidora que vai até 2035, e é o que a vai dar sustentação aos PPAs para os projetos novos de geração, afirma Zelazo.

A estratégia é olhar o mercado livre e projetos de geração distribuída. A principio serão projetos menores com taxa de retorno um pouco maior, onde a empresa pode ser mais competitiva. Sueli Montenegro Da Agência Canal Energia Leia mais em cite 06/04/2018

16 abril 2018



0 comentários: