02 outubro 2017

SPRO investe em startup de sensores

A SPRO IT Solutions, parceria da SAP sediada em Curitiba, fez um aporte na E-Aware Technologies, uma startup especializada no projeto de sensores sem fio sob medida com aplicações em manufatura e agronegócio.

O valor do aporte ou a participação adquirida não foram reveladas. A E-Aware foi criada dentro do grupo de pesquisa de automação da UFRGS por Jean Winter, no momento fazendo um PhD na universidade federal gaúcha.

A tecnologia da E-Aware já está em funcionamento em granjas avícolas no interior do Paraná.
Os sensores monitoram indicadores como consumos de água e ração, umidade, temperatura, luminosidade, CO2, energia, peso diário, conversão alimentar e índices de mortalidade.
Além de sensores de energia, a tecnologia conta com uma estação meteorológica conectada à internet para acompanhamento de variáveis climáticas, tais como temperatura e índice pluviométrico.

Os dados são transformados em alertas em tempo real para os produtores rurais e agroindústria em caso de desvios de qualquer processo. Também poderiam ser feitas aplicações similares em piscicultura, suinocultura e bovinocultura de leite.

“Nem sempre há uma estrutura suficiente para distribuir e pulverizar a tecnologia no campo. Por isso, um dos pontos-chaves da tecnologia de sensoriamento é sua autonomia de energia e facilidade de instalação”, afirma o CEO da E-Aware Technologies, Jean Winter.

Esse tipo de tecnologia é um bom “match” para a SPRO, que tem uma base respeitável de projetos com tecnologia SAP entregues para clientes no agronegócio, incluindo nomes como Consolata Alimentos, BSBIOS e Nidera.

“Criando rotinas ágeis, ambos ganham em eficiência em toda a cadeia produtiva, reduzindo custos e perdas”, explica o presidente-executivo da SPRO, Almir Meinerz.

Criada em 2008, a SPRO tem filiais em Cascavel, Joinville e São José dos Campos. Maurício Renner
Leia mais em baguete 02/10/2017 

02 outubro 2017



0 comentários: