16 setembro 2017

Wine compra empresa de SP e amplia participação no mercado de cerveja

Empresa vai manter alguns profissionais em São Paulo, mas toda a operação de cerveja ficará concentrada na Serra

A Wine.com.br, empresa de comércio on-line de bebidas e dona da WBeer.com.br, fechou nesta semana acordo para adquirir 100% do CluBeer.com.br, serviço de venda de cervejas por assinatura na internet. O valor da operação foi mantido em sigilo pelas companhias. A Wine.com.br é controlada pela e.Bricks Digital, empresa de investimentos do grupo RBS, dona de 40% do capital, e pela Península Participações, de Abilio Diniz , que tem participação entre 30% e 40% na varejista de bebidas. Os fundadores Rogério Salume e Fernando Opitz são sócios minoritários. As informações são do jornal Valor Econômico.

A aquisição inclui o site do Clubeer, a base de clientes e o escritório em São Paulo, onde a companhia operava com cerca de 50 funcionários. A equipe do CluBeer vai se juntar à da WBeer.com.br, passando a contar com 480 pessoas. Como parte do acordo, Alexandre Bratt, fundador e presidente do CluBeer, assume o cargo de diretor da unidade de cerveja da Wine.com.br.

Rogério Salume, presidente da Wine.com.br, disse que com a aquisição, a operação de cervejas que em 2016 representou cerca de 6% da receita total da Wine.com.br, passará a representar em torno de 10% da receita prevista para o ano, de R$ 400 milhões. "O negócio de cerveja da WBeer.com.br já crescia, em média, dois dígitos altos por ano. Com a aquisição, a operação de cerveja terá uma expansão acelerada", afirmou Salume.

Bratt estima que, com a união dos negócios, a Wine.com.br vai responder por 75% do mercado de clubes de assinatura de cerveja no país. O CluBeer e a WBeer competem com outros clubes de assinatura de cervejas, como Beer Pack Clube do Malte, Clube OnBeer, Club da Cerveja, Prova Essa, Beer Monks e Beer Bier Assinatura. "Em comércio eletrônico é mais difícil saber a posição exata, porque grandes redes varejistas também vendem cerveja pela internet. A Ambev também tem sua venda direta on-line. É um mercado mais competitivo, mas não muda nosso anseio de ser a maior loja on-line no longo prazo", afirmou Salume.

O executivo afirmou ainda que a Wine.com.br tem como meta liderar o comércio on-line de cerveja no longo prazo e estima chegar a uma receita de R$ 100 milhões em dois a três anos.

A Wine.com.br vai manter alguns profissionais em São Paulo, mas toda a operação de cerveja ficará concentrada na Serra, onde a WBeer.com.br mantém o centro de distribuição e o escritório comercial. A Wine.com.br é dona da WBeer.com.br desde 2013. Este negócio de cerveja, segundo Salume, conta neste ano com 8,5 mil assinantes e aproximadamente 50 mil clientes, que compravam mensalmente no site. Com a aquisição do CluBeer.com.br, a companhia amplia o número de associados para 20 mil e o número de clientes ativos para pouco mais de 100 mil assinantes. Salume acrescentou que o negócio de cerveja terá apenas uma marca. "Nos próximos 15 dias vamos decidir se a marca que ficará será CluBeer ou WBeer, ou se teremos uma marca nova", afirmou.

O executivo observou que a companhia começou a fazer nesta semana a integração de processos e equipes, e ainda avalia possíveis ganhos de sinergia com a união dos negócios. Bratt disse que o grande forte do CluBeer é o clube de assinaturas. O CluBeer foi fundado em 2011 por ele, apenas como um serviço de venda por assinaturas. A loja virtual foi criada no site em 2015, para complementar as vendas. Enquanto o CluBeer tinha cinco clubes diferentes de cervejas (por tipos de bebida), a WBeer oferece apenas um clube. "Também estamos estudando neste momento se serão mantidos todos esses clubes, ou se faremos uma recomposição de clubes. Vamos avaliar o melhor caminho", disse Bratt.  Valor Econômico  Leia mais em gazetaonline 15/09/2017

16 setembro 2017



0 comentários: