05 julho 2017

Hapvida compra hospital na Bahia e mira na descentralização

Operadora de saúde cearense se posiciona agora como líder do mercado baiano. Já é a maior do Norte e Nordeste, com 3,6 milhões de vidas

O Hapvida comprou um hospital em Camaçari, na Bahia. O Hospital Semed soma-se à estrutura própria da operadora na cidade, polo industrial na Região Metropolitana de Salvador. Na cidade, já mantém um Pronto Atendimento. Na Bahia, tem mais dois hospitais, três prontos atendimentos e 12 clínicas médicas. O valor da operação não foi revelado.

O Semed é uma unidade de baixa e média complexidade, com 3.397 m² de área construída; 56 leitos (25 para internação); três salas cirúrgicas; consultórios e pronto atendimento nas especialidades de ortopedia, oftalmologia, gastroenterologia, urologia e obstetrícia.

O hospital era uma empresa familiar. O fundador, Luís Pedroza, tem um filho médico e a filha administradora. A família tocava o negócios desde a fundação, em 1974.

Com a aquisição, a operadora cearense consolida a primeira posição em número de beneficiários na Bahia. Ao todo, já são mais de 338.504 mil clientes, segundo dados da Agência Nacional de Saúde (ANS). O estado corresponde 13,23% (2.200) dos funcionários de todo o Sistema Hapvida, cerca de 16 mil.

O vice-presidente Comercial e de Relacionamento do Hapvida, Cândido Pinheiro Júnior, diz que a estratégia da Operadora prevê a descentralização. Segundo ele, o Hapvida tem 3,6 milhões de beneficiários, o que posiciona como a maior operadora de saúde do Norte e Nordeste. Atua com rede própria em 11 estados.

Na Bahia, o Hapvida havia ampliado o número de leitos no Hospital Teresa de Lisieux, em Salvador, e inaugurado o Hospital Francisca de Sande, em Feira de Santana.

Camaçari
Camaçari é a quarta cidade mais populosa da Bahia, com 292.074 habitantes. Perde para a Capital (2.938.092); Feira de Santana, com 622.639; e Vitória da Conquista, com um total de 346.069. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região é de 0.694 (Censo IBGE 2010). A cidade é a sede de um polo petroquímico, donde sai mais de 90% da arrecadação tributária do Município e 20% do PIB estadual. (Com informações do Blog Jocélio Leal) - Leia mais em opovo 05/07/2017
======
Hapvida adquire Hospital Semed, na Bahia

Após quatro anos sem aquisições, a Hapvida, quarta maior operadora de planos de saúde do país, fechou a compra de 100% do Hospital Semed, em Camaçari, na Bahia. Com isso, o grupo de Fortaleza passa a ter três hospitais no mercado baiano, onde já conta com 340 mil usuários. No total, a operadora atende 3,6 milhões de clientes de planos de saúde e dental no país.

“A Bahia tem o maior PIB do Nordeste. No ano passado, conquistamos a liderança no Estado com uma participação de mercado de 21%”, disse Bruno Cals, diretor financeiro da Hapvida. O executivo, que não revelou o valor da transação, destacou ainda que se a compra não fosse concluída, o grupo construiria um hospital em Camaçari, cidade que fica entre Salvador e Feira de Santana – municípios onde estão os outros dois hospitais da operadora no Estado.

O Semed tem 56 leitos. O mercado baiano de saúde tem atraído o interesse de investidores, como o conglomerado financeiro chinês Fosun, que negocia a compra do Hospital da Bahia, em Salvador, e pretende montar uma rede de hospitais no Nordeste. A gestora Patria também está de olho nos hospitais da região, após a compra da Med Imagem, do Piauí, grupo que tem operadoras de planos de saúde, hospitais, clínicas, laboratórios e uma distribuidora de materiais e medicamentos. A Hapvida é líder no Nordeste em número de usuários de planos de saúde e rede própria de atendimento.

No total, são 22 hospitais, 71 clínicas médicas, 18 unidades de pronto atendimento, 66 laboratórios de diagnóstico por imagem e 58 postos de coleta exames laboratoriais. No ano passado, a Hapvida apurou uma receita líquida de R$ 3 bilhões, o que representa um aumento de 25% em relação a 2015. O lucro líquido cresceu 30% atingindo R$ 469 milhões. Segundo fontes do setor, a operadora estuda uma abertura de capital e conversa com vários investidores que têm interesse em adquirir uma fatia da empresa.

O grupo é controlado pela família Pinheiro, que trabalha com um modelo totalmente verticalizado. Além da rede de atendimento médico, a Hapvida tem empresas próprias de tecnologia, marketing, construção, arquitetura, lavandeira e call center. O grupo conta ainda com uma central, equipada com uma plataforma tecnológica robusta, que acompanha em tempo real os procedimentos médicos realizados pelos seus usuários. Fonte: Valor Online Leia mais em panoramafarmaceutico. 05/07/2017

05 julho 2017



0 comentários: