07 julho 2017

Fusão de franquia de alimentação com outras marcas alavanca o negócio em SC

Criada em Florianópolis, 65% da DNA Natural agora pertencem a rede do RS.

Criada pela empresária Jeane Moura em 2007, a rede de franquias DNA Natural, a maior de alimentação saudável do Brasil, nasceu em Florianópolis, despertou olhares de investidores e com a recente transação potencializou o setor do franchising nacional, colocando Santa Catarina em evidência no radar de novas fusões. A perspectiva de crescimento do setor é positiva diante da mudança da dieta dos brasileiros em que coloca o país em quinto maior mercado de alimentação, segundo pesquisa divulgada neste ano pela Kantar Worldpanel.

Antes de abrir o negócio em 2007, Jeane trabalhava no varejo como supervisora e franqueada no setor de roupas em um shopping. Ao perceber a falta de opções para quem procurava uma boa alimentação, mudou de segmento e investiu na oportunidade diante de um cenário relacionado à qualidade de vida.

A aceitação e o destaque diante de um mercado até então pouco explorado provocaram resultados de forma rápido na capital catarinense e logo Jeane precisou formatar outros modelos de negócio, como o bistrô e o quiosque. Hoje, com unidades entre shoppings e lojas de rua, a rede já conta com 50 unidades, tendo registrado um faturamento de R$ 60 milhões em 2016.

Recentemente 65% da empresa foram vendidos para o grupo Restaura, que detém a rede Restaura Jeans, com 230 franquias, e Minha Lavanderia. O grupo foi criado há 25 anos no Rio Grande do Sul, mas recentemente teve a sede trazida para Laguna, no Sul do estado.

“A transação chegou a aumentar o potencial de força para alavancar a empresa e um crescimento maior, como a expansão internacional, por exemplo. Com o crescimento rápido da DNA, perdeu-se o contato próximo com cada franqueado e eu percebi que sozinha não teria como continuar crescendo e ainda cuidar de cada um da forma que eu gosto”, afirma.

Com a fusão, a DNA ganhou nova sede e ampliou a influência no mercado. “O poder de negociação com os fornecedores aumentou, pois negociamos para as três marcas”, explica.

Segundo Jeane, os resultados da fusão já devem aparecer neste segundo semestre com a instalação do DNA Natural em território americano, uma flagship em Florianópolis, expansão para supermercados e implantação do sistema de delivery. Por Anaísa Catucci, Especial Leia mais em G1SC 06/07/2017

07 julho 2017



0 comentários: