15 julho 2013

Santander Brasil assina acordo para comprar a GetNet

Se concluído, negócio reforçará a atuação do banco no mercado de meios de pagamento com cartões

O Santander Brasil assinou um memorando de intenção de compra da GetNet, empresa de credenciamento, captura e processamento de pagamentos com cartões. Se concluído, o negócio reforçará a disposição do banco por uma fatia maior deste mercado, hoje liderado pela Cielo e pela Redecard.

Desde 2010, o Santander mantinha uma parceria com a GetNet, por meio da Santander GetNet Serviços para Meios de Pagamento, a SGS, que administra as conhecidas máquinas para passar o cartão nos pontos de venda. Para não bater de frente com os líderes de mercado, o banco preferiu investir em pequenos lojistas.

 A intenção do Santander é comprar todas as operações da GetNet: captura e processamento de operações de débito e crédito, aluguel de máquinas, e outras atividades desenvolvidas pela empresa. 

Novos sócios

 Se for adiante, o acordo resultará em uma participação minoritária dos atuais acionistas da GetNet em uma nova estrutura societária. Segundo comunicado do banco à imprensa, a conclusão do negócio está sujeita à autorização dos órgãos competentes.

 O Santander Brasil está em período de silêncio para a divulgação de seus resultados trimestrais, e não forneceu mais detalhes do anúncio, como o valor pelo qual a GetNet foi vendida, nem a participação final dos atuais acionistas na nova sociedade.

 Atualmente, a parceria entre o Santander e a GetNet detém 4,8% do faturamento do mercado de processamento de pagamentos eletrônicos no país e conta com 400.000 estabelecimentos comerciais credenciados. Márcio Juliboni

================== 
Banco Santander (Brasil) S.A. (“Santander”), vem a público comunicar que celebrou memorando de entendimentos com Ernesto Corrêa da Silva, atual acionista controlador indireto da GetNet Tecnologia em Captura e Processamento de Transações Eletrônicas Hua S.A. (“GetNet”), através do qual foram estabelecidos os termos e condições preliminares visando a aquisição das atividades de (i) captura e processamento das operações de adquirência (cartões de crédito e débito), (ii) as operações de aluguel de POS já desenvolvidas pela Santander Getnet Serviços para Meios de Pagamento S.A., e (iii) as operações verticais da GetNet no segmento de cartões (“Transação”). Com o objetivo de dar continuidade à bem sucedida parceria entre o Santander e os atuais acionistas da GetNet, os acionistas da GetNet continuarão com participação minoritária no negócio. 

 A Transação permitirá ao Santander capturar as oportunidades que o negócio de adquirência traz através de diferenciação por inovação em serviços e tecnologia. Esta alavanca é estratégica para aumentar o posicionamento do Santander nos segmentos de comércio e serviços através do negócio de adquirência. 

 O fechamento da Transação está condicionado à implementação de determinadas condições usuais neste tipo de operação, incluindo: 
(i) a realização de due diligence, 
(ii) que as partes tenham definido a estrutura societária da Transação e os termos e condições dos contratos definitivos necessários à sua formalização, 
(iii) que as partes tenham obtido todas as autorizações societárias necessárias para a realização da Transação, e 
(iv) que a Transação seja aprovada pelas autoridades governamentais competentes, inclusive o Banco do Central do Brasil e autoridades do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, de acordo com os prazos e disposições legais e regulamentares aplicáveis. 

 O Santander manterá seus acionistas e o mercado em geral informados acerca de quaisquer novos desenvolvimentos atinentes à operação. 
 São Paulo, 15 de julho de 2013.

COMENTÁRIOS:

O SANTANDER disponibiliza apresentacão realizada JP Morgan Field Trip 06.03.2013 Credit Card Presentation (Somente em inglês). Abaixo alguns slides extraídos do mencionado documento.















15 julho 2013



0 comentários: