18 abril 2018

Walmart e Amazon disputam compra da Flipkart

O setor indiano de e-commerce parece ter se transformado em um campo de batalha para dois gigantes americanos.

Nas últimas semanas, várias reportagens sugeriram que o Walmart, maior varejista dos Estados Unidos, e a gigante do e-commerce Amazon estão na disputa para adquirir uma participação majoritária na Flipkart, sediada em Bengaluru. Atualmente, o Softbank do Japão é o maior investidor da empresa.

Na semana passada, a Reuters informou que Walmart, de expressão majoritária no varejo do Arkansas, completou sua devida diligência no Flipkart e fez uma proposta para comprar uma participação de 51% da companhia em um valor compreendido entre $ 10 bilhões e  $ 12 bilhões. O acordo pode ser fechado até o final de junho, segundo a agência de notícias.

Ao mesmo tempo, Amazon, sediada em Seattle, também está tentando adquirir uma participação significativa no setor de varejo eletrônico indiano, segundo a FactorDaily. A empresa norte-americana ofereceu até uma “taxa de desmembramento” de até US $ 2 bilhões. Uma taxa de rompimento é uma penalidade definida durante o processo de contratos de aquisição a ser paga se o alvo desistir do negócio. A taxa ressalta a seriedade das negociações.

Enquanto isso, nenhuma das três empresas até agora comentou sobre as negociações. O Walmart e o Flipkart não responderam aos e-mails: “não comentamos rumores e especulações”, disse um porta-voz da Amazon India.

Mas, seja qual for o acordo, isso será um marco significativo para o setor indiano de comércio eletrônico.

Por que Flipkart é importante?
Apesar de suas crescentes perdas, a Flipkart é amplamente considerada uma das startups indianas de maior sucesso. Manter uma participação de controle na empresa pode ajudar muito a garantir uma vitória no espaço de varejo indiano.

Por um lado, a Flipkart é a terceira empresa privada mais financiada do mundo, tendo arrecadado mais de $ 7 bilhões de alguns dos investidores globais mais conhecidos, como Softbank, Tiger Global, DST Global, Morgan Stanley e Accel Partners, entre outros.

Fundada em 2008 pelos ex-alunos do IIT-Delhi Sachin Basal e Binny Bansal (não relacionados), a Flipkart é a empresa de internet indiana mais valorizada, com uma avaliação de mais de US $ 15 bilhões.

A empresa fez pelo menos 10 aquisições nos 10 anos de sua existência. Suas compras incluem os varejistas online de estilo de vida Myntra e Jabong, que fizeram da Flipkart uma líder no segmento por uma larga margem. A empresa emprega cerca de 8.000 funcionários permanentes e mais de 20.000 trabalhadores contratados.

Embora o Flipkart seja muitas vezes visto como uma fraude na Amazon, a empresa, a seu crédito, foi a primeira a introduzir o método de pagamento “cash on delivery”, um dos maiores fatores para o seu sucesso.

A empresa também conseguiu se estabelecer em um mercado superlotado, superando o rival Snapdeal que implodiu em 2017.

A Flipkart tem um nível mais alto de confiança entre os consumidores indianos em comparação a Amazon, de acordo com uma pesquisa realizada em dezembro pela consultoria RedSeer Consulting de e-commerce.

Flipkart e Walmart
Apesar de ter entrado na Índia há mais de uma década, a presença do Walmart no país tem sido limitada a apenas 20 lojas business-to-business, graças às políticas restritivas do governo e a uma falha na joint venture. Em 2014, a empresa havia dito que planejava olhar para o comércio eletrônico para expandir sua presença na Índia. No entanto, não houve muita ação nessa frente até agora.

Ter o Flipkart a sua disposição poderia finalmente ajudar o Walmart a se estabelecer em um mercado de varejo de $ 670 bilhões da Índia.

Como a empresa ainda está amarrada por restrições políticas, “a Flipkart é a combinação perfeita em que o Walmart pode capturar mais do mercado de varejo indiano”, disse Ankur Bisen, vice-presidente de consumo e varejo da consultoria Technopak Advisors, ao Quartz.

Sendo um varejista tradicional de tijolo e argamassa, o Walmart já fez vários movimentos orgânicos e inorgânicos nos EUA para atrair compradores que estão cada vez mais se movimentam online. Uma estratégia similar poderia funcionar na Índia. Isso ajuda o fato de que o espaço indiano de e-commerce ainda não é tão agressivo quanto o dos EUA ou outros países asiáticos, disse Bisen. “Em termos de intensidade de competição, a Índia tem poucos atores-chave competindo pelo domínio do comércio eletrônico em comparação com outros mercados asiáticos, como o Japão e a China”, acrescentou.

A Flipkart também pode lucrar com a experiência de varejo de mais de US $ 3 trilhões do Walmart de mais de 50 anos nos EUA.

“O maior impacto que esse investimento terá é que a Flipkart terá um investidor que entende o varejo e fez isso em grande escala”, disse em fevereiro o vice-presidente da Everest Group, Yugal Joshi. “Mas, dada a sua história, a Amazon deve estar preparada para essa medida do Walmart”, ele completou.

Flipkart e Amazon
As duas empresas lutaram uma batalha épica pela supremacia nos últimos cinco anos, desde provocações até a tomada de tiros e de caçar talentos para fazer lobby com o governo. No entanto,nenhum está perto de ser um vencedor claro.

Enquanto o Flipkart ganha alguns parâmetros, a Amazon está à frente em outros. Por exemplo, enquanto os compradores indianos confiam mais no Flipkart do que na Amazon, a experiência de compra deste último é considerada melhor.

Uma vez que um acordo for fechado entre a Amazon e a Flipkart, a entidade combinada pode se concentrar na lucratividade e não na competição, de acordo com especialistas.

Os investimentos da Amazon em descontos, publicidade e logística na Índia estão entre os maiores impulsionadores de perdas incrementais para a empresa nos últimos anos, segundo Morgan Stanley Research em um relatório divulgado 12 de abril. “Como tal, em nossa opinião, a disposição potencial da Amazon pagar pelo Flipkart é provavelmente impulsionado pela noção de que uma Amazon combinada e Flipkart levariam a um ambiente menos competitivo ou mais racional (menos descontos, etc.) daqui para frente. A empresa também pode permitir que a Amazon dimensione sua rede de logística de brotamento de maneira mais rápida e lucrativa ”, afirmou.

No entanto, os co-fundadores da Flipkart, que já foram funcionários da Amazon, preferem o Walmart como investidor em potencial, já que isso permitirá que eles continuem liderando a empresa, informou a Bloomberg, citando fontes não identificadas.

E mesmo se a Amazon comprar uma participação na Flipkart, ela poderá enfrentar desafios regulatórios, já que a entidade combinada será um participante dominante e poderá desencadear questões anticoncorrenciais. Por Itika Sharma Punit, via Quartz India. Suneera Tandon contribuiu para esta história. Leia mais em ecommercebrasil 17/04/2018


18 abril 2018



0 comentários: