20 março 2018

Brasil possui 194 startups com soluções voltadas para o varejo

O número de startups brasileiras que tem se dedicado a pensar melhorias tecnológicas para o varejo deu um salto nos últimos 10 meses. Segundo o estudo “Loja 4.0: Panorama das startups brasileiras do varejo – 2ª edição 2018”, há quase um ano o Brasil tinha 115 startups voltadas para o varejo. Hoje são 194. A pesquisa foi desenvolvida pelo OasisLab (centro de inovação especializado em varejo), em conjunto com a Startse e a Neomode.

Segundo a especialista em varejo e responsável pelo laboratório de startups do OasisLab, Fabíola Paes, a integração entre os pontos de venda on-line e off-line possibilita a criação de novos mercados para as empresas e isso significa alternativas extras para quem está interessado em crescer, mesmo em meio à crise.

“A adição de 85 novas startups ao estudo mostra o aumento da tecnologia e novas macrotendências de inovação como logística, sustentabilidade e e-commerce, que traz muitas facilidades para o cliente e o varejista", comenta Fabíola. "Mais do que retratar profundas transformações na forma de comercialização de produtos no país, a pesquisa revela que embora a loja física ainda seja referência para o varejo, a cada dia aumenta a necessidade de interação com tecnologias digitais mais acessíveis e amigáveis para o consumidor, tais como smartphones, tablets, relógios conectados e óculos de realidade virtual”, completa.

Um novo mercado

Para desenvolver o estudo, a equipe do OasisLab recorreu ao banco de dados da Startse, além de acessar os dados da primeira pesquisa feita em 2017, que contava com base da Associação Brasileira de Startups, o Ranking 100 Open Startup e do Laboratório de Varejo da Universidade Positivo.

O objetivo foi apontar as novas empresas de tecnologia brasileiras que tem como força motriz a inovação e como elas estão dispostas a resolver “as dores do lojista”, que englobam todos os detalhes do processo de compra e entrega; situações que vão desde dificuldades de gerenciamento de estoque, atrasos de entrega, questões de relacionamento com o cliente, entre outros.

As startups foram organizadas em nove eixos que sintetizam soluções e inovações nas áreas de realidade virtual, inteligência artificial, e-commerce, engajamento do consumidor, internet das coisas, logística, operação, pagamentos e sustentabilidade.

Para Cláudia Backes, Gerente de Comunidade da Startse, a busca por um cliente satisfeito tanto com o produto, quanto com a experiência de compra, fez surgir um novo mercado. É aí que entram as startups que aparecem no estudo. "Estudos como este nos mostram que o Brasil tem potencial de se posicionar em um mercado global nesta vertical. Temos muitas startups desenvolvendo negócios inovadores, na maioria resistindo aos primeiros anos de atuação, que representam a maior taxa de mortalidade de startups. É muito bom perceber que o mercado parece estar se dando conta das suas fragilidades e apoiando as startups como parte fundamental da sua transformação para a Nova Economia", completa.  Fonte:Portal IDG Now! Leia mais em portal.newsnet 20/03/2018

20 março 2018



0 comentários: