16 fevereiro 2018

Walmart negocia compra de fatia da varejista indiana Flipkart

A compra daria à Flipkart um impulso adicional para concorrer com a Amazon na Índia

O Walmart está em conversas para comprar uma fatia de mais de 40 por cento no grupo indiano de comércio eletrônico Flipkart, em um desafio direto para a rival Amazon.com na terceira maior economia da Ásia, disseram duas fontes familiarizadas com o assunto nesta sexta-feira.

No que poderia ser um dos maiores acordos no exterior, a varejista norte-americana busca comprar ações novas e existentes da Flipkart e o processo de ‘due diligence’ deve começar ainda na próxima semana, afirmaram as fontes.

Os termos em discussão não estavam imediatamente disponíveis, mas a Flipkart estava avaliada em mais de 12 bilhões de dólares quando o Vision Fund do japonês SoftBank assumiu 20 por cento da companhia no ano passado por 2,5 bilhões de dólares.

Um porta-voz da Flipkart disse que a companhia não comenta rumores ou especulações, enquanto um representante do Walmart na Índia não quis se manifestar sobre o assunto.

Um acordo com o Walmart daria ao Flipkart a tão necessária força contra a Amazon, que se comprometeu a investir 5 bilhões de dólares na Índia, à medida que expande agressivamente as operações, incluindo entregas de mantimentos.

Para o Walmart, um acordo abriria uma nova frente nos esforços para competir com a Amazon, dando à varejista acesso a um mercado de comércio eletrônico que o Morgan Stanley estimou que valerá 200 bilhões de dólares em uma década.

A aquisição faria parte de uma enorme ofensiva de ecommerce, por meio da qual o Walmart adquiriu startups, incluindo a Jet.com por cerca de 3 bilhões de dólares.

No mês passado, a varejista norte-americana também informou parceria com a japonesa Rakuten em entregas online de compras em supermercados.

“Por maior que seja, a Amazon consumiu parte significativa das receitas e eu acho…que eles veem a Índia como o maior mercado possivelmente para isso (combater a Amazon)”, disse uma das fontes.

Por anos, o Walmart tentou entrar na Índia, mas permaneceu confinado ao segmento de atacado de autosserviço em meio às duras restrições ao investimento estrangeiro. Atualmente, o Walmart opera 21 lojas do tipo na Índia.

Investidores existentes da Flipkart incluem o fundo de hedge norte-americano Tiger Global Management, a chinesa Tencent Holdings, o eBay e a gigante de software Microsoft. Reuters Leia mais em exame 16/02/2018



16 fevereiro 2018



0 comentários: