07 fevereiro 2018

Oferta da Sapore pela IMC inclui dividendo

A empresa de refeições corporativas Sapore deve apresentar uma oferta pela IMC, dona das marcas Viena e Frango Assado, nos próximos dias. De acordo com uma fonte a par do assunto, a proposta deve contemplar um dividendo especial como prêmio para os acionistas que pode girar em torno de R$ 350 milhões, equivalente a pouco menos de R$ 2 por ação.

Na proposta preliminar, esse valor estava em torno de R$ 335 milhões, mas negociações feitas com parte da base de investidores nos últimos dias levaram à condição melhor, como antecipou ontem o Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor.

Após a publicação da informação sobre dividendos, a ação da IMC reverteu a queda, que chegou a 4% no pregão de ontem, e fechou em alta de 0,78% a R$ 9,06. Parte dos acionistas da IMC tem defendido um aumento no dividendo especial e parte quer melhorar a relação de troca entre papéis das duas empresas. A hipótese de chegar a um valor de dividendo maior, a R$ 2,05 por ação, equivalente a R$ 370 milhões, foi levantada por investidores inicialmente, mas não teria avançado.

Segundo o Valor apurou, a Sapore sinalizou que não vê espaço para um prêmio maior na relação de troca entre as ações, mais favorável aos acionistas da IMC. A ideia inicial é que seja uma proposta no mesmo múltiplo para as duas companhias na relação entre valor da empresa e lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EV/Ebitda).

Pelos avanços recentes nas tratativas, a oferta pode ser apresentada até mesmo nesta semana, segundo uma fonte a par do assunto. Uma proposta tem que passar pela avaliação do conselho de administração, que pode aprovar ou reprovar a oferta, que por sua vez é, obrigatoriamente, votada em assembleia de acionistas, quando se decide pela aprovação ou não.

Assessores da Sapore estiveram em contato nos últimos dias com 50% da base de acionistas da IMC e já existiria um entendimento por parte dos investidores dos ganhos de uma fusão, o que tem dado confiança para evolução da operação, diz uma fonte ouvida. Cálculos feitos e já levados aos investidores estimam uma sinergia operacional entre IMC e Sapore de R$ 110 milhões a R$ 130 milhões, segundo duas fontes ouvidas.

Procurada, a Sapore afirmou que não comenta rumores de mercado. A IMC já informou ao mercado, em nota dias atrás, que não recebeu oferta pela empresa até o momento. Segundo fontes a par das conversas, o plano envolve a criação de uma empresa única, com a incorporação da Sapore pela IMC.

Daniel Mendez, fundador da Sapore, seria o presidente do conselho de administração da nova companhia. Hoje o conselho da IMC é liderado por Patrice Etlin, presidente da gestora de private equity Advent, detentora de 10% das ações. Mendez é considerado bom operador pelo mercado e centralizador na tomada de decisões.

O CEO da companhia combinada deve ser Newton Maia, atual presidente da IMC, o executivo que tem coordenado uma recuperação dos resultados. A função de diretor financeiro deve ficar com Elezir José da Silva Jr, atual diretor da Sapore.

Ainda fazem parte dessas discussões uma melhora no plano de opção de ações da diretoria e a criação de incentivos aos executivos para a entrega de sinergias. Cerca de 90% das ações da IMC estão em circulação no mercado e os 10% restantes com a Advent. Dentro desses 90%, estão a gestora Kabouter, com 7,8% de participação, e o fundo British Columbia Investment, com 6,8%.

Em novembro, uma oferta de ações da IMC foi a porta de saída parcial da Advent do negócio. A companhia passou por reestruturações para recuperar desempenho e trocas de CEOs no período em que está no portfólio da gestora. Não é novidade o interesse da Sapore na IMC, assim como não tem surpreendido o mercado a hipótese de uma negociação envolvendo a rede de restaurantes.

Após a saída parcial da Advent, a IMC ficou mais vulnerável a uma oferta via bolsa, e bancos e empresas do setor passaram a sondar o grupo. A própria IMC sondou interessados na empresa em 2017, apurou o Valor. A união dos negócios, se avançar, criará uma operação de R$ 3,3 bilhões a R$ 3,4 bilhões em vendas líquidas ao ano e Ebitda de pouco mais de R$ 250 milhões. Publicado em 07/02/2018 por Valor Online Leia mais em gsnoticias 07/02/2018

07 fevereiro 2018



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