27 fevereiro 2018

Brasileira Âncora compra operação da alemã Einhell no Brasil com investimentos de US$ 30 milhões

Meta é posicionar a marca alemã entre os líderes dos segmentos de ferramentas, jardinagem e linha estacionária.

A empresa Âncora, líder no mercado brasileiro de sistemas de fixação para construção civil, comprou a operação da Einhell no Brasil. A aquisição envolverá investimentos de US$ 30 milhões neste ano, como parte do esforço para posicionar a marca alemã entre os líderes dos segmentos de ferramentas elétricas, jardinagem e linha estacionária. A meta é fazer com que o faturamento da Einhell supere em três anos o da própria Âncora, hoje na casa dos R$ 150 milhões.

A Einhell atua no Brasil desde 2010 e está presente em 82 países. Em 2016, seu faturamento global foi de US$ 650 milhões, com projeção de chegar a US$ 1 bilhão até 2020. Com a aquisição, a Âncora passa a ser controladora da Einhell no Brasil, com gestão independente da unidade alemã. “Um dos trunfos para alavancar a marca Einhell entre os líderes será a penetração que a Âncora tem em todo território nacional junto às casas de materiais de construção, ferragens, especialistas em drywall, entre outros segmentos”, adianta Roberto Bernardi, diretor comercial da Âncora e um dos sócios da empresa.

Segundo Bernardi, serão duas frentes com atuação complementares. “A Âncora incluirá os produtos Einhell em seu catálogo, o que deverá gerar, só em 2018, R$ 30 milhões adicionais no faturamento da empresa. E a Einhell, cuja gestão é separada da Âncora, terá sua própria estratégia de vendas”, conta Bernardi ressaltando que o modelo de gestão da Einhell está sendo totalmente reformulado. “Vamos imprimir à Einhell a mesma excelência de gestão que caracteriza a Âncora”.

Na prática, isso significa que os representantes e distribuidores poderão fazer seus pedidos de compra com a certeza de que receberão a encomenda em prazos curtos, de até 24 horas a depender da distância. “Para atender com rapidez, adotamos uma política agressiva de estoque e em três meses já investimos em mercadorias vinte vezes mais do que no ano passado inteiro”, ressalta Bernardi.

A estratégia comercial, a logística e o pós-venda foram reformulados. Além de uma política nacional de preço e de gestão de grandes, médios e pequenos clientes, os revendedores terão respaldo de marketing, ações promocionais permanentes e meios para demonstração de produtos, entre outras iniciativas.

“No pós-venda, estamos implantando um modelo inovador de assistência técnica para qualificar a rede e a prestação de serviços, inclusive com metas de eficiência”, conta Bernardi. O objetivo é ter uma rede com mais de 500 postos de assistência técnica em todo o país.

Carro chefe – Além das mudanças operacionais, a ‘nova Einhell’ terá sua linha de produtos ampliada. No ano passado, eram 120 produtos. Em 2018, esse número sobe para mais de 200. Até o final de 2019, serão 250. O carro chefe das vendas será a linha Power X-Change, em que seus 90 produtos – de uma furadeira a um cortador de grama – são movidos por uma mesma bateria de lítio, intercambiável entre eles. “No Brasil, nenhuma outra marca que trabalha com ferramentas a bateria tem uma linha completamente intercambiável. É uma exclusividade da Einhell que estamos implantando no mercado brasileiro”, conta Pedro Braga, diretor comercial da Einhell que atua neste mercado há mais de 25 anos, boa parte deles na concorrente Bosch.

Ferramentas a bateria já são predominantes nos Estados Unidos e na Europa, onde representam 60% e 50% das vendas, respectivamente. No Brasil, esse índice é de 15%. “Trata-se de uma realidade que começa a despontar aqui e vamos explorar isso, não só entre os profissionais de construção civil, mas também entre os usuários domésticos de ferramentas do segmento Do it yourself”, acrescenta Braga.

Roberto Bernardi aposta também na qualidade dos produtos Einhell para ganhar terreno no mercado brasileiro. “Na Alemanha, a marca é um dos top players do segmento”, ressalta. Trata-se de uma linha diversificada, apropriada para uso profissional e doméstico, e que se destaca por sua durabilidade, eficiência e ergonomia. “Nossa proposta é oferecer produtos de alta qualidade, com melhor serviço e custo menor”, finaliza.

Sobre a Âncora
Líder no mercado de sistemas de fixação para construção civil, a Âncora é uma empresa 100% nacional, fundada em 1992. Até recentemente, cresceu a uma média de 20% ao ano. Com a crise econômica, a partir de 2015 a média anual de crescimento caiu para 9%. Sua linha de produtos conta com 2.071 itens, de 30 famílias.

Sediada em Vinhedo, no interior do Estado de São Paulo, a Âncora está instalada em uma área de 30 mil m2, onde se concentram todas as suas operações e seus 200 funcionários. A Âncora possui mais de 80 representantes em todo o País.

A aquisição da Einhell foi formalizada no final de 2017. No início de janeiro, a sede da empresa já havia sido transferida de Embu das Artes, na Grande São Paulo, para Vinhedo, no interior paulista. A nova sede da Einhell está abrigada em uma área de 6 mil m2, contigua à Âncora. Juntas, somam uma área de mais de 36 mil m² abrangendo os setores fabril, logístico e administrativo. Leia mais em maxpress 27/02/2018



27 fevereiro 2018



0 comentários: