18 janeiro 2018

IPO da Saphyr é melhor opção para liquidez

A Hemisfério Sul Investimentos (HSI) poderá abrir o capital da Saphyr - sua empresa de shopping centers - neste ano, mas não há pressa para que a operação ocorra, segundo o sócio fundador da gestora de fundos de private equity imobiliário e crédito estruturado, Máximo Lima. "Não temos pressa nem necessidade de realizar o IPO [lançamento inicial de ações]. Trata-se de maneira de buscar liquidez", diz o fundador da gestora.

De acordo com o sócio da HSI, a oferta de ações é considerada a melhor opção, pois haveria perda de valor se a carteira de shopping centers fosse fatiada para vendas isoladas de ativos, e o portfólio é muito grande para ser adquirido na totalidade. Segundo Lima, nenhuma instituição financeira foi contratada ainda para assessorar a operação. É provável que sejam realizadas ofertas primária e secundária.

Mesmo com a abertura de capital, a intenção é que shopping centers continue a ser o principal negócio da HSI. De acordo com a gestora, em dezembro, a Saphyr era a sexta maior empresa de shoppings pelo critério de área bruta locável (ABL) própria. Com 13 empreendimentos, a empresa tem ABL própria de 320 mil metros quadrados e ABL total de 390 mil metros quadrados.

No ano passado, o resultado operacional líquido (NOI, na sigla em inglês) da Saphyr cresceu 27%, considerando os mesmos shoppings e 100% se incluído o Tucuruvi. Há previsão de crescimento de 25% desse indicador em 2018, nos mesmos empreendimentos, e de elevação de 60%, incluindo os shoppings Granja Vianna, em Cotia (SP), e Paralela, em Salvador. Esses dois ativos foram comprados da BR Malls por R$ 369,8 milhões no fim de 2017.

As vendas dos mesmos shopping centers da Saphyr cresceram 14% no ano passado. De acordo com Lima, a expansão superou em três vezes a do mercado. As vendas "mesmas lojas" aumentaram 8%. A taxa de ocupação dos empreendimentos passou de 85% para 90%.

A HSI reduziu os custos condominiais de seus shoppings em 7% no ano passado, o que contribuiu para diminuir a inadimplência, de acordo com o sócio fundador.

A partir do fim do ano, a gestora poderá sair do negócio de "self-storage" (espaços para armazenagem) com a venda de sua participação na Goodstorage, segunda maior empresa do segmento no Brasil, de acordo com o fundador da HSI.

Com atuação na capital paulista e na grande São Paulo, a Goodstorage é uma joint venture entre a HSI e o fundo Evergreen Real Estate Partners. "Durante a crise, os ativos tiveram ocupação bem melhor de 'self-storage' do que esperávamos", conta Lima.   Fonte:Valor Econômico Leia mais em portal.newsnet 18/01/2018

18 janeiro 2018



0 comentários: