12 dezembro 2017

Itaueira compra 75% da Cearosa e volta ao Ceará

Ao comprar 75% da Cearosa, a cearense Itaueira completa a atuação no segmento de Frutas, Legumes e Verduras (FLV) e marca seu retorno ao Ceará, onde deixou de produzir. O diretor da Itaueira, Tom Prado, diz que os atuais donos da Cearosa seguem cuidando da produção.

Chegar a 100% depende de decisão futura. Tom não quis revelar o valor da operação.

Ao assumir o controle da Cearosa, Tom afirma que a meta é, em cinco anos, crescer a produção três vezes dos pimentões coloridos da variedade “blocky”. Hoje, a empresa tem 84 hectares em Inhuçu, distrito de São Benedito, na Serra Grande. Do total, 15 hectares são de produção em cultivo protegido (estufas). Destes, seis produzem os pimentões.

A Cearosa é a maior produtora da variedade “blocky”, de três cores: vermelho, verde e amarelo. No Ceará, redes como Mercadinhos São Luiz, Pinheiro, Guará e Pão de Açúcar a vendem. A Itaueira planeja mexer no modelo de distribuição. Segundo Tom, mudanças deverá haver.

O presidente da Itaueira, Carlos Prado, destaca os ganhos “com excelência na qualidade de produtos e na eficiência da logística”. A Itaueira não tem nenhum hectare no Ceará. Migrou toda a produção para a Bahia e o Piauí. Além da fruticultura – são os vice-líderes nacionais em melão e melancia, perdendo para a Agrícola Famosa, com sede também no Ceará – a Itaueira faz ensaios para carcinicultura no Rio Grande do Norte. O cultivo de camarões é em Ipanguaçu. A Itaueira Agropecuária está no mercado desde 1984. (Jocélio Leal) Leia mais em povo 12/12/2017




12 dezembro 2017



0 comentários: