10 novembro 2017

CADE aprova a compra da BR Tower pela American Tower

Negócio representou investimento de R$ 2,1 bilhões pela empresa norte-americana

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a compra do total de capital da BR Tower pela American Tower do Brasil, operação iniciada em junho deste ano. O valor da operação foi de R$ 2,1 bilhões. Fundada por fundos da GP Investments em 2012, a BR Towers opera mais de 4.300 torres em todo o país, incluindo ativos adquiridos das operadoras de telefonia Vivo e Oi. Na sua página na internet, a American Tower indica que detinha, antes da operação, de 1.400 sites para compartilhamento.

O negócio chegou a ser contestado pela Nextel, que viu riscos concorrenciais, já que essas empresas de gestão de torres de telecomunicações não são alcançadas pela regulação da Anatel e, portanto, não estão sujeitas a obrigatoriedade de compartilhamento, mas o perigo foi rechaçado pelo órgão antitruste. Para as empresas requerentes do ato de concentração, as torres, ao contrário do que alega a operadora, não podem ser consideradas essential fecilities e as suas gestoras têm todo o interesse em compartilhamento para dar mais rentabilidade ao negócio.

Além disso, as companhias sustentam que as infraestruturas não são difíceis de serem replicadas e aponta que o setor apresenta um crescimento importante, com pelo menos oito outros players que entraram no mercado nos últimos cinco anos (Highline, SBA, CSS, QMC, Brazil Tower Company, CS Tower, Phoenix Tower International e Grupo Torre Sur). “Em suma, o mercado de operação e gestão de infraestrutura para telecomunicações no Brasil é muito dinâmico e com baixas barreiras à entrada, inexistindo a possibilidade de que uma empresa possa se engajar em qualquer tipo de conduta abusiva”, afirmam a BR Tower e a American Tower.

Segundo o Cade, o negócio não afeta a livre concorrência porque as duas empresas juntas não detêm 20% das infraestruturas para telecomunicações no Brasil. Lúcia Berbert Leia mais em telesintese 10/11/2017

10 novembro 2017



0 comentários: