26 outubro 2017

Enel compra eMotorWErks apostando no mercado de mobilidade elétrica nos EUA

A plataforma JuiceNet da eMotorWerks pode agregar instalações de armazenamento distribuídas, incluindo, entre outras, baterias de veículos elétricos, para fornecer serviços de balanceamento de rede e gerenciamento de energia

A Enel SpA, através da sua filial norte-americana EnerNOC, anunciou hoje a aquisição da eMotorWerks, localizada na Califórnia e um dos principais fornecedores norte-americanos de estações de recarga para veículos elétricos (EV), chamadas de JuiceBox, e proprietária e operadora da JuiceNet, uma plataforma de Internet das Coisas para o gerenciamento inteligente de recarga de veículos elétricos e outras instalações de armazenamento de energia distribuída. Através da plataforma JuiceNet, essas instalações podem ser controladas remotamente e agregadas para fins de balanceamento de rede, baseando-se em fluxos de eletricidade unidirecionais e bidirecionais (veículo a rede, conhecido pela sigla V2G). A aquisição da eMotorWerks marca a entrada da Enel no mercado de mobilidade elétrica dos Estados Unidos, um dos maiores mercados de veículos elétricos do mundo.

“Os veículos elétricos têm potencial para ser uma das tecnologias mais disruptivas que a rede elétrica moderna viu nascer nos últimos cem anos”, disse Francesco Venturini, Responsável pela divisão de e-Solutions da Enel. “A revolução da mobilidade elétrica está levando empresas de serviços públicos, operadores de rede e consumidores a repensar os modelos de negócios tradicionais, investir em novas infraestruturas e oferecer novas soluções para oferecer flexibilidade e resistência à rede. Nossa missão é estar na vanguarda desta mudança de paradigma, em que os consumidores podem desempenhar um papel mais ativo na geração e uso de energia. Esta aquisição enriquece a nossa oferta de mobilidade elétrica e integra uma solução inteligente e altamente sofisticada de recarga de veículos elétricos ao nosso portfólio de serviços, que inclui a maior rede de resposta à demanda do mundo, sistemas de gerenciamento de distribuição de energia e soluções de armazenamento de baterias”.

“A eletrificação do transporte é uma das maiores oportunidades de redução de emissão de gases de efeito estufa do planeta e os veículos elétricos estão se tornando rapidamente o maior recurso flexível na rede. Com o gerenciamento inteligente de energia por meio da JuiceNet, os veículos elétricos podem fornecer a maior parte da capacidade de balanceamento da rede para possibilitar uma rede 100% renovável ​​em todo o mundo. Além disso, à medida que a adoção dos veículos elétricos cresce, as empresas de serviços públicos devem adicionar mais infraestrutura para atender às demandas de energia ou adotar soluções de recarga inteligente. A solução da eMotorWerk minimiza as emissões e otimiza remotamente a carga dos veículos elétricos, o que pode reduzir as demandas em momentos de pico e aumentar as possibilidades de veículos elétricos se recarregarem com energia renovável barata e limpa “, disse Val Miftakhov, fundador e CEO da eMotorWerks. “Como o mais novo membro da família Enel, a eMotorWerks possui agora todos os recursos e acesso ao mercado necessário para levar nossas soluções a todo o mundo e impulsionar a adoção mais rápida de um futuro inteligente com veículos elétricos, todos integrados na rede”.

Esta aquisição reforça ainda mais a estratégia da Enel de oferecer produtos e serviços inovadores e focados no cliente, tais como recarga inteligente, integração entre veículos elétricos e recursos distribuídos de geração, bem como balanceamento de rede e serviços V2G. A Enel pretende usar as funções da plataforma JuiceNet em todas as suas estações de recarga de veículos elétricos em todo o mundo.

Com a plataforma JuiceNet da eMotorWerks, os usuários podem agendar e controlar remotamente os horários “mais ecológicos” e mais econômicos para recarregar seus veículos elétricos. Por exemplo, o JuiceNet permite aos usuários agendar a recarga dos veículos elétricos quando a eletricidade proveniente de sistemas domésticos de painéis solares estiver mais abundante. Além disso, através da JuiceNet, os veículos elétricos, estações de recarga V2G e outras instalações de armazenamento também podem ser usadas para responder a sinais da rede, agregando atividades de recarga e descarga para equilibrar os fluxos de eletricidade na rede quando necessário. Esses serviços de balanceamento podem fornecer fluxos de receita adicionais para os proprietários de veículos elétricos, potencialmente reduzindo o custo total de ter um desses veículos.

A eMotorWerks tem sede em San Carlos, Califórnia e atualmente emprega 55 pessoas. Esta aquisição acontece logo após a classificação da eMotorWerks como a 17ª empresa de crescimento mais rápido no Vale do Silício e a 19ª empresa de energia de crescimento mais rápido nos EUA Segundo a lista Inc. 5000, um ranking dos maiores e mais inspiradores empresários da América feita pela Inc. uma grande publicação dos EUA voltada a empresas em crescimento. Até o momento, a eMotorWerks implantou mais de 25.000 estações de recarga inteligente compatíveis com a rede.

A Enel é uma empresa multinacional de energia e um dos maiores players nos mercados globais de energia, gás e energias renováveis. É a maior empresa de serviços públicos da Europa em termos de capitalização de mercado e figura entre as principais empresas de energia da Europa em termos de capacidade instalada e EBITDA. O Grupo está presente em mais de 30 países em todo o mundo, produzindo mais de 86 GW de energia. A Enel distribui eletricidade e gás através de uma rede de mais de 2 milhões de quilômetros, e com mais de 65 milhões de clientes corporativos e domésticos em todo o mundo, o Grupo possui a maior base de clientes entre as empresas europeias concorrentes. O braço de energias renováveis ​​da Enel, a Enel Green Power, já gerencia mais de 39 GW de energia eólica, solar, geotérmica, de biomassa e hidrelétrica na Europa, América, África, Ásia e chegou recentemente à Austrália.

Na América do Norte, a filial de energias renováveis Enel Green Power (EGPNA) opera cerca de 100 plantas com uma capacidade gerenciada superior a 3,3 GW, alimentada por energia hidrelétrica renovável, energia eólica, geotérmica e solar. Através da EGPNA, a Enel adquiriu em janeiro a Demand Energy Networks, uma empresa com sede nos EUA especializada em sistemas inteligentes de software e armazenamento de energia. Já em Agosto, a empresa finalizou a aquisição da EnerNOC, fornecedora líder de serviços de resposta à demanda e energia para prestadoras de serviços públicos, clientes corporativos, institucionais e industriais. Leia mais em setorenergetico 25/10/2017

26 outubro 2017



0 comentários: