02 julho 2017

Positivo compra faculdade em Londrina

Grupo curitibano pretende expandir atividades com ensino semipresencial e a distância

Com 1.300 alunos, a Arthur Thomas oferece oito cursos de graduação, além de programas de pós-graduação

O grupo Positivo, de Curitiba, comprou a Faculdade Arthur Thomas (FAAT) e assume o comando da instituição londrinense neste sábado (1º). Uma das sócias da faculdade, Sandra Gusmão, permanece no negócio, com participação minoritária. O valor da aquisição não foi revelado. A Universidade Positivo pretende dar início a um projeto de expansão em Londrina já no próximo ano, com a implantação das modalidades semipresencial e a distância.

"Faz um ano que nós estamos conversando (com a Arthur Thomas). Fomos buscar a instituição a dedo. Foi uma negociação bem feita. Os valores e princípios de qualidade da faculdade são parecidos com os nossos", justifica Ronaldo Casagrande, pró-reitor de Planejamento e Operação da Universidade Positivo. Sem revelar quais, Casagrande afirma que novos cursos serão implantados já no próximo ano. Ele adianta que o foco será nas áreas de saúde e humanas.

Com 1.300 alunos, hoje a faculdade oferece oito cursos de graduação (administração, análise e desenvolvimento de sistemas, ciências contábeis, direito, gestão de recursos humanos, logística, marketing, e redes de computadores). E também programas de pós-graduação nas áreas de administração, direito, marketing e comunicação, e tecnologia da informação.

"Vamos trabalhar em todas as modalidades, incluindo o ensino presencial, mas com o semipresencial e a distância poderemos ampliar a área da atuação", explica. No sistema semipresencial, de acordo com ele, os alunos vão à faculdade "um ou dois dias" por semana e fazem o restante do curso pela internet, o que seria um atrativo para alunos de cidades próximas a Londrina.

Questionado sobre a concorrência com grandes instituições particulares que já atuam na cidade, Casagrande diz apostar em "diferenciais". "Estamos entrando com metodologias diferenciadas, com posicionamento de preços e consequentemente de qualidade distintos", alega. "Buscamos com isso atender às carências que identificamos na região", complementa.

Até agora, o Positivo mantinha cursos presencias apenas em Curitiba. Londrina tornou-se o segundo mercado do grupo. No ano que vem, será aberta uma faculdade em Joinville (SC). Na educação a distância, ele está presente em 20 polos no Paraná, São Paulo e Santa Catarina.

Segundo o pró-reitor, o Positivo teve início em 1972, quando cinco professores criaram um curso pré-vestibular na capital. Hoje, além da área de educação, o grupo mantém a Positivo Informática, a Editora Positivo, e a Gráfica Positivo.

A reportagem não conseguiu entrevistar a fundadora da Faculdade Arthur Thomas. Segundo a assessoria de imprensa do Positivo, as primeiras turmas de graduação da instituição começaram a ter aulas em 2007, em salas alugadas num edifício da cidade. No ano seguinte, mudou-se para a atual sede própria, na Rua Prefeito Faria Lima. Ricardo Chicarelli Leia mais em folhadalondrina 01/07/2017

02 julho 2017



0 comentários: