19 julho 2017

Livraria Cultura compra operações da Fnac no Brasil

A Livraria Cultura informou nesta quarta-feira (19) ter adquirido a totalidade da Fnac Brasil. A operação brasileira da rede francesa inclui 12 lojas em sete Estados, além de presença online. Os valores envolvidos no negócio não foram revelados.

A Livraria Cultura conta com uma rede de 18 lojas. Segundo o comunicado enviado pela companhia, "a união entre os dois grupos criará valores e sinergias" e também "permitirá que a Livraria Cultura diversifique seus negócios, adicionando novas linhas dos produtos e serviços". A transação, ainda de acordo com o texto, deverá ser concluída nas próximas semanas.

Em março, a Fnac Brasil emitiu um comunicado no qual afirmava o início de um processo de busca de um parceiro local. A empresa dizia, no entanto, que seu objetivo era "continuar e reforçar sua operação" no Brasil. A Fnac também negou, na ocasião, a intenção de deixar o negócio no País. - Estadão Jornal do Comércio Leia mais em jcrs.uol 19/07/2017
=====

Fnac Darty cede atividades à Livraria Cultura no Brasil

A empresa francesa Fnac Darty anunciou nesta quarta-feira (19) num comunicado um acordo com o grupo Livraria Cultura para ceder sua filial brasileira, da qual desejava se desvincular há meses.
O montante da transação, cuja "conclusão está prevista para as próximas semanas", não foi comunicado.

A Fnac Darty anunciou em fevereiro passado seu desejo de deixar os negócios do Brasil, indicando que buscava um sócio para permitir que a filial ganhasse dimensão para se desenvolver. A operação permitirá que o grupo se concentre novamente em suas atividades na França e na Europa.

"A Livraria Cultura tem um projeto industrial ambicioso para a Fnac Brasil e vai se apoiar na forte notoriedade da rede Fnac e na expertise das equipes para dar sequência à sua estratégia de desenvolvimento", indica o comunicado.

"Essa aproximação entre dois grupos de cultura similares e engajados na promoção cultural no Brasil vai criar valor e sinergia", garantiu a Fnac Darty.

A Livraria Cultura poderá "diversificar suas atividades com a entrada dos produtos técnicos da Fnac", completou.

"Para dar ao novo conjunto todos os meios de se posicionar entre os líderes do mercado, a Fnac Darty vai autorizar a utilização da marca Fnac e vai proceder uma recapitalização", explica a nota.
A Livraria Cultura, importante membro do mercado de distribuição cultural nacional, atua em 18 lojas físicas e pela internet.

A Fnac chegou ao Brasil em 1999, com 12 lojas e 550 funcionários. Em 2015, as atividades do grupo no país registraram receita de 137 milhões de euros.

A filial brasileira continuava estruturalmente deficitária dentro de um mercado instável e competitivo. As dificuldades do grupo se agravaram desde que o Brasil entrou em recessão, o que afetou especialmente a aquisição de bens de consumo não alimentares pela população. Leia mais em yahoo 19/07/2017

19 julho 2017



0 comentários: