07 junho 2017

Educação ainda é um ótimo negócio para investidores no Brasil

O Congresso ABVCAP 2017, em sua 9ª sessão, debateu o cenário de investimentos na área de Educação no Brasil. Participaram do debate, moderado por João Cardoso Rabelo, da Deloitte, o sócio-diretor da Kinea Private Equity, André Salomão, a diretora da Actis, Beatriz Amary e o diretor do The Carlyle Group South America, Edson Peli.

O debate iniciou com a afirmação do moderador de que há dez anos o mercado de Educação tem recebido grandes investimentos, respondendo por 12% dos recursos alocados de M&A. Beatriz Amary falou sobre a aquisição da Cruzeiro em 2012. Para a diretora da Actis, há muito ainda a investir no setor universitário, uma vez que o FIES deixou de ser uma fonte de receita e as instituições estão precisando de recursos e investimentos para se manter. “Sem dúvida investir em Educação é um bom negócio: além de ter um retorno certo, o investidor acaba deixando um legado para o país”, explicou.

André Salomão contou sobre sua experiência na área de EAD (ensino à distância) e afirmou que o mercado está crescendo de forma continuada, uma vez que, com a crise econômica que o país atravessa, os alunos preferem esta modalidade de ensino onde o curso normalmente é feito em menos tempo. Com experiência do investimento na Wizard, citou também o grande potencial do mercado de escolas de línguas. “É um mercado que ainda tem muito a crescer, pois é um investimento que todo aluno faz assim que tem uma disponibilidade de renda”, acrescentou. A diretora da Actis, também falou, como investidora da escola de inglês CNA, que um dos grandes sucessos da franquia é o foco no treinamento dos franqueados. Para ela, a tecnologia é um importante instrumento do sucesso no ensino de línguas. Hoje em dia, tira-se o máximo de proveito deste tipo de suporte, o aluno deseja ter a tecnologia a seu dispor para aprender mais rápido.

“Também no setor de EAD a tecnologia auxilia na retenção de alunos. Há uma demanda reprimida de adultos jovens que abdicaram do ensino superior para poder trabalhar, mas que precisam de um diploma universitário de forma rápida e dessa forma se utilizam das vantagens e eficiência do ensino à distância e da tecnologia,” afirmou Edson Peli, diretor do  The Carlyle Group South America.

Investimentos em educação primária e secundária (K12) também foram citados por todos os palestrantes como um mercado de investimentos muito rentável. “Trata-se de um ciclo mais longo e de ticket médio muito alto, onde os três maiores players tem apenas 1% do mercado”, concluiu a diretora da Actis. Leia mais em abvcap 06/06/2017

07 junho 2017



0 comentários: