05 dezembro 2016

Analistas reduzem projeção de crescimento da economia

O Itaú Unibanco, que tinha uma das projeções mais otimistas para a economia brasileira no próximo ano, revisou sua estimativa de crescimento de 2% para 1,5%.

Mesmo assim, eles ainda estão consideravelmente acima do consenso do mercado, que projeta 0 98%, segundo a mais recente pesquisa Focus. A estimativa também é mais otimista do que a anunciada pelo governo na semana passada, de 1%.

"A atividade econômica tem decepcionado no curto prazo. No entanto, os fundamentos sugerem alta moderada da demanda e, especialmente importante na atual conjuntura, contribuição positiva dos estoques", diz o banco em relatório. Segundo o Itaú, o PIB deste quarto trimestre deve vir perto da estabilidade. Para o resultado fechado de 2016, a instituição alterou levemente sua previsão, de -3,2% para -3,3%.

Consultoria

A economista da Tendências Consultoria Alessandra Ribeiro também afirmou que a sua projeção para o PIB de 2017 passou de um crescimento de 1,5%, para uma alta de 0,7%, após a divulgação do indicador do terceiro trimestre.

As principais frustrações vieram do desempenho dos investimentos e da agropecuária. A Tendências esperava que a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, investimentos) registrasse queda de 1,5% na margem, mas o indicador recuou 3,1%. Alessandra diz ainda que esperava variação positiva para a agropecuária na margem, porém o setor veio com queda de 1,4%. /Agências - DCI Leia mais em portal.newsnet 05/12/2016

05 dezembro 2016



0 comentários: