20 setembro 2016

Renault-Nissan anuncia compra da francesa Sylpheo

Empresa ajudará na criação de softwares de serviços para carros conectados

A Aliança Renault-Nissan anuncia a compra da empresa francesa Sylpheo, especializada em desenvolvimento de softwares, para acelerar a criação de seus serviços de mobilidade e de carros conectados autônomos. Em comunicado divulgado na terça-feira, 20, a companhia informa que pretende lançar mais de dez veículos equipados com tecnologia autônoma até 2020.

"Os engenheiros e desenvolvedores de software na nuvem da Sylpheo terão uma oportunidade única de trabalhar em nossa próxima geração de carros conectados e em outras tecnologias avançadas”, disse o vice-presidente sênior de veículos conectados e de serviços de mobilidade da Aliança, Ogi Redžić. “Eles terão um papel fundamental nesta nova era de grandes mudanças para a indústria automobilística global”, completou o executivo.

A aquisição faz parte da estratégia de recrutamento da companhia para compor um grupo de 300 especialistas em tecnologia a fim de competir melhor no setor de serviços de mobilidade, que está em rápido crescimento no mundo.

A Sylpheo irá desenvolver os aplicativos para a plataforma de serviços de carros conectados da Aliança. Estes serviços serão integrados com tecnologias de condução autônoma. Em julho, a Nissan lançou um conjunto de funções de condução semiautônomas em um de seus modelos de minivan no Japão que permite ao veículo se conduzir em rodovias de pista simples e trafegar em congestionamento. A tecnologia será oferecida na Europa no Nissan Qashqai partir de 2017.

DE OLHO NO FUTURO DA INDÚSTRIA DA MOBILIDADE

O anúncio da Renault-Nissan é mais um exemplo do esforço massivo das montadoras que estão se aliando a empresas especializadas em diferentes áreas e serviços ao mesmo tempo em que vislumbram a nova era do carro conectado e autônomo. Além de desenvolvedores, as fabricantes de veículos já se movimentam em outras vertentes, como parcerias que vêm surgindo acerca de garantir a segurança dos sistemas – caso da Volkswagen que se uniu a três especialistas israelenses para criarem em conjunto a empresa de segurança Cymotive Technologies, a fim de reduzir a vulnerabilidade (leia aqui).

Além disso, a forte tendência de parcerias das montadoras com companhias de diferentes segmentos tem impulsionado a indústria a repensar inclusive os processos produtivos que ao longo da última década ganharam importantes mudanças com a automação. Exemplo disso é o Grupo PSA, que recentemente anunciou a parceria com a empresa Divergent 3D, especialista em impressão 3D (leia aqui). Leia mais em automotive business 20/09/2016

20 setembro 2016



0 comentários: