26 agosto 2016

AMG Mineração adquire joint venture de feldspato em Minas Gerais

A AMG Advanced Metallurgical Group disse ontem (24) que a subsidiária brasileira AMG Mineração, de Minas Gerais, adquiriu a participação restante de 49,9% da empresa de feldspato, não incorporada, que estava em poder da empresa brasileira Colorminas.

“A parceira entre a AMG Mineração e a Colorminas foi estabelecida em 2003 com o objetivo de produzir e comercializar feldspato contido em rejeitos gerados pelas operações de tântalo da AMG Mineração”, diz o comunicado enviado pela AMG à bolsa de valores da Holanda, onde fica a sede da companhia. O valor da operação não foi divulgado.

Segundo o website da Colorminas, o “feldspato com lítio é um material com características únicas de fusibilidade e reação” e “agrega exclusivas propriedades que melhoram as características finais do vidro, tornando-o mais durável e resistente”.

“A aquisição está em linha com a estratégia da AMG de enxugar sua estrutura organizacional e habilitar a AMG Lithium a, eventualmente, expandir a produção, o que depende da conclusão de um estudo de viabilidade e aprovação dos gestores, de 90.000 toneladas de concentrado de lítio, conforme anunciado anteriormente, para até 140.000 toneladas de capacidade”, disse Fabiano Costa, presidente da AMG Mineração, em nota.

A mina Mibra, da AMG Mineração, produz cerca de 300.000 libras por ano, cerca de 136 toneladas, de óxido de tântalo com alta teor (Ta2O5) em concentrados. O material é usado principalmente em capacitores para a indústria eletroeletrônica e produz também 180.000 toneladas de feldspato em fábricas locais de cerâmica e vidro.

A Colorminas tem atividades no segmento de minerais industriais “com destaque para matérias-primas cerâmicas, fornecendo desde argilas brutas até produtos diferenciados como o feldspato com lítio e argilas especiais beneficiadas para revestimentos planos como monoporosas e porcelanatos”, diz o website da empresa.

De acordo com dados do Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (DNPM), a Colorminas tem 111 processos minerários para argila, calcário, areia, talco, caulim e outras substâncias em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A AMG é uma empresa global que produz metais e minerais especiais para fornos a vácuo e indústrias como a de transportes, energia e infraestrutura. A empresa tem 3.000 empregados e produz ligas de alumínio, tântalo, titânio, ferrovanádio, grafita natural, nióbio, sílica metálica e antimônio. Leia mais em ibram 25/08/2016

26 agosto 2016



0 comentários: