21 julho 2016

TIM se aproxima de startups do Cubo

A TIM firmou uma parceria com o Cubo Coworking, centro de empreendedorismo mantido pelo Itaú e Redpoint Ventures.

Inicialmente, a operadora irá fornecer a infraestrutura de rede de ultra banda larga no local, que hoje conta com 55 empresas. Além disso, a TIM iniciou reuniões com os empreendedores do centro para oferecer mentoria e encontrar potenciais clientes ou parceiros.

A intenção da companhia é entrar no ecossistema de inovação sem realizar investimentos financeiros, segundo o Tele Síntese.

“Acreditamos que o ecossistema de empreendedorismo no Brasil está bem servido. O que de melhor podemos oferecer às startups é o acesso a nossos clientes, big data, sistemas”, diz Luis Minoru, CSO da TIM Brasil.

Com o contato com as startups, a TIM tem a possibilidade de oferece acesso a 65 milhões de clientes, rede 4G, contato com a área de serviços da operadora, entre outros recursos.

O Tele Síntese informa que a operadora está concluindo, ainda, a implementação de plataforma da Oracle e Engineering que abrirá as portas para uso de API por parte das startups, com o intuito de dar acesso aos sistemas da TIM.

O elo entre a operadora e as startups será mantido pelo departamento de Inovação e Novos Negócios da TIM, dirigido por Janilson Bezerra. A área foi criada no final do ano passado e está subordinada à diretoria de estratégia, comandada por Minoru.

Inaugurado em setembro de 2015 pelo Itaú em parceria com a Redpoint eVentures, o Cubo oferece espaço de coworking para startups digitais, com apoio de mentores especializados e com uma plataforma de eventos que prevê workshops, palestras, entre outras ações voltada para empreendedores e interessados do setor.

Há cerca de um mês, a MasterCard se tornou parceira do espaço. Com o acordo entre as organizações, profissionais do time de produtos e soluções da MasterCard passaram a oferecer coaching e mentoria para os empreendedores residentes.

Já em maio, a Microsoft passou a oferecer aos empreendedores apoiados pelo Cubo acesso gratuito à nuvem e mentoria de negócios para o desenvolvimento de suas startups.

Em setembro de 2015, a Accenture inaugurou um espaço no centro chamado de Garagem Digital no Cub. No mesmo período, a Cisco fechou um acordo de cooperação com o Cubo que consiste na colaboração do Centro de Inovação IoE da Cisco Rio de Janeiro.Júlia Merker // Leia mais em baguete 20/07/2016

21 julho 2016



0 comentários: