04 julho 2016

Kroton provocará efeito dominó de aquisições

A compra da Estácio pela Kroton foi só o pontapé inicial para uma possível onda de aquisições do setor no segundo semestre. O motivo seria a concentração de mercado que a união irá gerar, o que forçará a 'gigante' liquidar alguns ativos, e abrindo espaço para negócios de menor porte.

"Não tenho dúvidas de que [a aquisição] será aprovada, mas a Kroton deverá se desfazer de alguns ativos", afirma o diretor-presidente da CM Consultoria de Administração, Carlos Monteiro.

Entre as possibilidades citadas pelo especialista está a UniSEB, atualmente da Estácio. Com a venda, a companhia poderia amenizar o problema da alta concentração de mercado de ensino a distância (EAD). Segundo relatório do BB Investimentos, ambas as empresas deverão representar 50% do mercado EAD no País. "Por isso, um dos ativos vendidos deve ser do EAD. Agora, a Kroton terá a Unopar, Uniderp e Uniseb e acho que ela não vai querer vender as duas já estruturadas", aponta Monteiro.

Ainda segundo o relatório do BB Investimentos, no caso da modalidade presencial, a Kroton não deverá ter grandes problemas com o órgão regulador, uma vez que as duas empresas terão 18% da participação do mercado de ensino superior. "No presencial elas são mais complementares. Deverão ter focos de concentração, mas será menor", comenta. Entre as cidades que poderão ter maior grau de concentração estão São Paulo e Salvador.

Monteiro explica que a Kroton foi responsável por grande parte da consolidação de mercado de educação e que a operação terá efeitos posteriores muito fortes no setor. "Os ativos disponibilizados poderão ter interesse de muitos grupos estrangeiros no País. Todos vão olhar com atenção a possibilidade e veremos muita fusão e aquisição [no mercado de educação] no segundo semestre", comenta. Na contrapartida, ele aponta que os fundos de investimento que não tiverem interesse na compra, poderão sair do País. "A união trará um distanciamento muito grande entre a primeira e a segunda empresa do ramo", diz. Para ele, a saída do fundo seria uma forma de desviar a desaceleração do resto do mercado. "Agora ninguém pode ficar acomodado", conclui.

Concorrência

Apesar das saídas que a Kroton poderá encontrar para conseguir a aprovação dos órgãos reguladores, uma fonte anônima afirmou à Reuters que a Ser Educacional irá contestar a compra. O motivo é a alta concentração que a união trará. - DCI Leia mais em portal.newsnet 04/07/2016

04 julho 2016



0 comentários: