06 julho 2016

Eurochem adquire controle de distribuidora brasileira de fertilizantes Tocantins

A empresa de fertilizantes Eurochem, que atua principalmente na Rússia, comprou o controle acionário da distribuidora brasileira Fertilizantes Tocantins, disse a companhia nesta quarta-feira.

"A aquisição está em linha com a estratégia da Eurochem de fortalecer sua presença no crescente mercado de fertilizantes da América Latina", disse a empresa em um comunicado.

A Eurochem, com sede na Suíça, mas de propriedade do milionário russo Andrei Melnichenko, tem ativos na Rússia, Lituânia, Cazaquistão e Bélgica. A empresa de capital fechado atualmente produz fertilizantes nitrogenados e fosfatados e deverá em breve lançar operações de potássio.

As empresas não revelaram valores envolvidos no negócio, que ainda depende da aprovação de órgãos regulatórios. Elas esperam concluir o processo até o fim de agosto.

Fundada em 2003, a Fertilizantes Tocantins atua nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. A empresa vendeu 740 mil toneladas de fertilizantes em 2015.

As entregas de fertilizantes no Brasil nos cinco primeiros meses de 2016 acumulam alta de quase 13 por cento, segundo dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda). Por Vladimir Soldatkin e Polina Devitt; reportagem adicional de Gustavo Bonato -  Reuters Leia mais em uol 06/07/2016
=========

Grupo suíço EuroChem assumirá o controle da Fertilizantes Tocantins

O grupo suíço EuroChem anunciou ontem que fechou acordo para adquirir o controle da brasileira Fertilizantes Tocantins, misturadora e distribuidora de fertilizantes que atua na região Norte e no "Matopiba" (confluência entre os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). O valor da transação, que ainda depende do aval das autoridades reguladoras, não foi divulgado. A expectativa da multinacional é concluir a aquisição até o fim do mês que vem.

Fundada em 2003, a Fertilizantes Tocantins vendeu 740 mil toneladas do insumo no ano passado, de acordo com a EuroChem. O faturamento da companhia brasileira não foi divulgado. Em entrevista ao Valor em junho de 2014, o CEO da Tocantins, José Eduardo Motta, estimou que naquele ano o faturamento da companhia alcançaria cerca de R$ 800 milhões.

Principal acionista da Fertilizantes Tocantins até agora, Motta seguirá como CEO e também manterá uma "participação significativa" na empresa, informou a EuroChem. Pelos termos do acordo, o companhia suíça ficará com 50% e mais uma ação. "A aquisição da Fertilizantes Tocantins cria oportunidades de crescimento atraentes para EuroChem no Brasil, o que nos permite expandir significativamente nossa oferta de fertilizantes de alta qualidade para os agricultores locais", diz o CEO da EuroChem, Dmitry Strezhnev, em nota. Por Luiz Henrique Mendes | De São Paulo Fonte Valor econômico leia mais em alfonsin 06/07/2016

06 julho 2016



0 comentários: