01 julho 2016

Empresa chinesa paga R$4,8 bi e assume hidrelétricas em SP

A chinesa Three Gorges assumiu nesta sexta-feira a operação das hidrelétricas de Jupiá e Ilha Solteira, em São Paulo, após pagar na véspera 4,8 bilhões de reais ao Tesouro Nacional, informou a empresa em comunicado.

O pagamento feito ao governo foi a segunda parcela de um total de 13,8 bilhões de reais cobrados pela União junto à companhia a título de bônus pela outorga das usinas, que foram licitadas em novembro passado, após o vencimento de seus contratos de concessão.

"O pagamento da outorga foi financiado com empréstimos estruturados e capital próprio", disse a Three Gorges, sem detalhar.

A companhia foi a grande vencedora do leilão do ano passado, que arrecadou ao todo 17 bilhões de reais. O prazo limite para o pagamento da segunda parcela era 30 de junho.

As hidrelétricas de Jupiá e Ilha Solteira estão entre as maiores do Brasil e somam um total de 5 gigawatts em capacidade. Antes do vencimento do contrato de concessão, ambas eram operadas pela estatal paulista Cesp.

A Three Gorges disse que ao assumir a operação das usinas passou a somar 6 gigawatts em potência instalada, o que a deixa entre as maiores geradoras do Brasil, atrás apenas de empresas do grupo Eletrobras, da privada Tractebel e da Petrobras. Leia mais em exame 01/07/2016


01 julho 2016



0 comentários: