01 julho 2016

Azuma Kirin adquire 100% do capital da Tozan

A Azuma Kirin, empresa do grupo japonês Kirin Holdings especializada na produção de saquê, concluiu a aquisição de 100% do capital da brasileira Indústria Agrícola Tozan, que produz arroz japonês (do tipo akitakomati), shoyu, missô e temperos japoneses. Os dois negócios foram reunidos em uma única companhia, que passa a se chamar Azuma Kirin Company e será apresentada ao mercado hoje.

Para os consumidores, a marca Tozan de alimentos deixará de existir e será substituída pela marca Azuma. As bebidas (saquês e shochu) manterão a marca Azuma Kirin. A empresa também desenvolveu um novo logotipo para a marca, que será apresentado ao consumidor em julho, durante o 19º Festival do Japão, de 8 a 10 de julho, em São Paulo.

A Kirin Holdings já detinha 89% de participação na Tozan. Os outros 11% estavam nas mãos de Toru Iwasaki, sobrinho-neto do fundador da empresa.

A Indústria Agrícola Tozan foi fundada no Brasil em 1934 pelo japonês Hisaya Iwasaki, filho do fundador do grupo Mistubishi, Yataro Iwasaki. A empresa foi criada para atender à comunidade japonesa instalada no Brasil.

Agora, a família fundadora deixa a operação.

A nova empresa tem como presidente Shinya Kobayashi, que já presidia a Azuma Kirin. Rodrigo Peca, gerente-geral da Azuma Kirin Company, disse que a empresa investiu R$ 1 milhão na instalação da nova sede, situada na avenida Paulista, no centro financeiro de São Paulo. O escritório vai reunir os funcionários das antigas Azuma Kirin e Tozan, 120 pessoas ao todo.

"Embora fosse dona da maior participação no capital da Tozan, a empresa operava de forma independente no Brasil, sem contato com a Azuma Kirin.

Agora o planejamento da holding para a área de alimentos e saquê no Brasil terá um direcionamento único", disse Rodrigo Peca, gerente-geral da Azuma Kirin Company.

Segundo o executivo, além da nova sede, a Azuma Kirin Company investe para modernizar sua fábrica em Campinas (SP). O valor do investimento é mantido em sigilo. A Azuma Kirin possui ainda uma unidade em Santa Maria (RS), para beneficiamento do arroz japonês que é vendido para o consumidor ou usado na produção de saquê e missô.

Juntas, Azuma e Tozan produzem 65 produtos entre bebidas alcoólicas e alimentos da culinária japonesa. No ano passado, o faturamento das duas empresas foi de R$ 72 milhões. De acordo com Peca, nos últimos dez anos, as empresas acumularam crescimento de 300%. Para o triênio de 2016 a 2018, a previsão é crescer 40%, chegando ao fim do ciclo com faturamento de R$ 100 milhões. "Essa perspectiva de crescimento já leva em consideração os impactos negativos da crise econômica brasileira", disse Peca.

Desse faturamento, a categoria de saquê bebida representa 35% e negócio de arroz responde por 30%; saquê culinário e temperos respondem por 24% e shoyu, 11%. Segundo o executivo, 60% dos produtos são vendidos no Sudeste. "Embora o setor de restaurantes esteja sofrendo com a crise, ainda há muitos estabelecimentos que não atingimos. Há espaço para crescer", disse Peca.

Segundo a companhia, a marca Azuma Kirin detém 70% do mercado de saquê. Em alimentos, as marcas Azuma e Tozan possuem em torno de 50% de participação.

Embora pertença ao grupo Kirin Holdings, a Azuma Kirin Company não tem relação com a Brasil Kirin, empresa de cervejas e refrigerantes do grupo. - Valor Econômico Leia mais em portal.newsnet 01/07/2016


 

01 julho 2016



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