16 junho 2016

Mais fusões de empresas tech virão por aí, prevê cofundador do Netscape

A compra do Linkedin pela Microsoft anunciada nesta semana aqueceu as discussões econômicas globais. Para o empresário tech Marc Andreessen, podemos esperar mais fusões como essa do que nunca nos próximos anos.

Para Andreessen, a transação bilionária, de US$ 26,2 bilhões, colocou um fim às especulações sobre quanto uma empresa pode valer. Além disso, ela mostra o caminho que a indústria tech está seguindo. "Nós temos visto agora mais fusões sendo negociadas do que nos últimos quatro anos", afirma.

Há algumas razões para este fenômeno: por exemplo, muitas companhias ficaram "na sua" nos últimos anos enquanto muitas disputas aconteciam no Vale do Silício. "Com tantas empresas privadas sendo desvalorizadas desde o ano passado, enquanto empresas públicas precisam correr atrás de preencher lacunas no portfólio, imagino que muitas fusões acontecerão entre este e o próximo ano", explica Andreessen.

Ao contrário do que temos visto ultimamente, os compradores não seriam necessariamente os carimbados Facebook, Microsoft e Google, mas sim compradores não tradicionais. "Empresas fora da indústria tech 'saíram às compras', incluindo as automotivas e outras de consumo, como de vestuário", afirma. A própria empresa de Andreessen, a Andreessen Horowitz, está se readequando internamente para se tornar pública.

O empresário, um dos cofundadores do Netscape, acredita que o Twitter pode ter passado por modificações para ficar mais atrativa como candidato a compra, embora haja algumas divergências. "Existem grandes empresas pensando sobre [o assunto] e o Twitter também tem pesado no caso", diz. O Twitter consegue viver tranquilamente por si no momento, mas Andreessen, que foi um dos investidores iniciais da rede social e agora faz parte do quadro do Facebook, não sabe o que vai acontecer com a rede social em termos de oferta de produtos.  Fonte TechCrunch Leia mais em corporate.canaltech 16/06/2016

16 junho 2016



0 comentários: