12 junho 2016

Ipiranga, da Ultrapar, acerta compra da distribuidora de combustíveis Ale por R$2,17 bi

A Ultrapar informou neste domingo que sua subsidiária Ipiranga acertou a aquisição da distribuidora de combustíveis Ale por 2,17 bilhões de reais, com o objetivo de complementar sua rede na região nordeste, onde possui menor participação de mercado.

A Ale, que afirma ser a quarta maior distribuidora do país, possui rede de aproximadamente 2 mil postos e 260 lojas de conveniência, enquanto a Ipiranga detém 7.241 postos e rede de 1.919 lojas am/pm.

"A rede Ale, com sede em Natal (RN), tem forte presença no Nordeste e complementa geograficamente a rede de postos da Ipiranga, que possui menor participação nesses mercados em relação ao restante do país e tem focado seus investimentos nessa região", disse a Ultrapar em comunicado.

A combinação com a Ale também proporcionará maior escala operacional e maior eficiência logística, segundo a Ultrapar.

O negócio está sujeito à aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e de acionistas da Ultrapar.

O valor a ser pago pela Ale terá dedução da dívida líquida da companhia no fim do ano passado e será sujeito a ajustes de capital de giro e endividamento na data do fechamento da transação. O endividamento líquido da Ale era de 737 milhões de reais no fim de dezembro de 2015.

A Ale encerrou 2015 com receita de 11,4 bilhões de reais e lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 275 milhões de reais. (Reuters) - Leia mais em yahoo 12/06/2016
===========

ULTRAPAR PARTICIPAÇÕES S.A. FATO RELEVANTE

ULTRAPAR, POR MEIO DE SUA SUBSIDIÁRIA IPIRANGA, ASSINA CONTRATO
PARA AQUISIÇÃO DA ALESAT COMBUSTÍVEIS S.A.

São Paulo, Brasil, 12 de junho de 2016 – A Ultrapar Participações S.A. (“Ultrapar”) informa que, nesta data, sua subsidiária Ipiranga Produtos de Petróleo S.A. assinou contrato de compra e venda para a aquisição de 100% da Alesat Combustíveis S.A. e dos ativos que integram a sua operação (“ALE”), no qual a Ultrapar comparece como interveniente garantidora.

Estrutura da transação

O valor global da aquisição totaliza R$ 2.168 milhões. O valor a ser pago aos vendedores terá a dedução da dívida líquida da ALE em 31/12/2015 e será sujeito a ajustes de capital de giro e endividamento líquido na data do fechamento da transação. As partes acordaram ainda a manutenção de conta garantia para pagamento de eventuais passivos ou contingências cujo fato gerador seja anterior ao fechamento da operação.

A consumação da operação está sujeita a determinadas condições suspensivas usuais em negócios dessa natureza, dentre as quais a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE e a aprovação pela assembleia geral de acionistas da Ultrapar, nos termos do art. 256 da Lei nº 6.404/76, que será convocada oportunamente, valendo destacar que, mesmo que se verifique a hipótese prevista no §2º do art. 256, a operação não ensejará direito de recesso, tendo em vista que as ações de emissão da Ultrapar têm liquidez e dispersão no mercado.

A ALE
A ALE é a uma distribuidora de combustíveis com 20 anos de história, fruto da união da ALE Combustíveis com a Satélite Distribuidora de Petróleo. A ALE distribui combustíveis no Brasil através de uma rede de aproximadamente 2 mil postos e 260 lojas de conveniência, suportada por uma infraestrutura composta por 10 bases logísticas. Em 2015, a ALE vendeu 4,3 milhões de metros cúbicos de diesel, gasolina, etanol e GNV, e registrou receita de R$ 11,4 bilhões e EBITDA de R$ 275 milhões. O endividamento líquido da ALE em 31 de dezembro de 2015 era de R$ 737 milhões.

Racional da aquisição
A Ipiranga possui uma rede de 7.241 postos de serviços em todo o Brasil, voltados para proporcionar uma experiência completa aos seus consumidores, desde combustíveis e lubrificantes a produtos dos mais inovadores e de utilidade diária. São 1.919 lojas am/pm, sendo 537 com padarias, e 1.473 unidades Jet Oil, serviços especializados de troca de óleo nos postos da rede. Através de sua estratégia de diferenciação, baseada na oferta diversificada de produtos e serviços, a Ipiranga possui o maior programa de fidelidade do Brasil, o Km de Vantagens, com mais de 21 milhões de participantes. Com uma retaguarda ampliada e os serviços e a conveniência do posto físico já consolidados, a Ipiranga segue, cada vez mais, para o Posto Completo Digital, materializado pelos ambientes digitais de e-commerce e os aplicativos que conectam o cliente à rede de postos Ipiranga, com o aplicativo Abastece Aí, iniciativa inédita que promove nova experiência de abastecimento, com mais praticidade para o consumidor.

A rede ALE complementa a rede Ipiranga geograficamente, em especial na região Nordeste, onde a Ipiranga possui menor participação de mercado e tem focado seus investimentos.

A Ipiranga pretende estender sua estratégia de diferenciação à rede ALE, fortalecendo a companhia e o relacionamento com revendedores através da sua capacidade de investimento. A combinação das duas empresas também proporciona maior eficiência e competitividade, com benefícios para o consumidor, os revendedores e a sociedade em geral.
Informações adicionais
Mais informações sobre a ALE estão disponíveis no site da Ultrapar (www.ultra.com.br).
André Pires de Oliveira Dias Diretor Financeiro e de Relações com Investidores Ultrapar Participações S.A. Leia mais em ultrapar 12/06/2016

12 junho 2016



0 comentários: