10 junho 2016

Gordon Brothers, dos EUA, compra 25% da Planconsult

O Gordon Brothers, grupo americano de consultoria e investimento presente em 25 países, desembarcou no Brasil com a compra de 25% da Planconsult e abertura de uma filial no país. O plano é usar o mercado brasileiro como plataforma de expansão na América do Sul.

O acordo, cujo valor não foi revelado, prevê a aquisição do controle pela firma brasileira em até três anos. Fundada em 1903 e sediada em Boston, a Gordon Brothers intermediou negócios que movimentaram cerca de US$ 7 bilhões em 2015, metade dessas operações nos Estados Unidos.

"O Brasil pode rapidamente ser um de nossos dez maiores mercados", disse o presidente da Gordon Brothers International, Frank Morton, que comanda o braço da empresa que responde por 50% do faturamento do grupo, com escritório no Canadá, Europa e Ásia.

A Gordon Brothers é especializada na gestão de ativos, como estoque e imóveis, de redes de varejo que precisam fechar pontos de venda. A consultoria, que nos Estados Unidos atende clientes como Decathlon, Home Depot e Toys 'R' Us, planeja como vender esses ativos e em que condições. A meta é transformar essa "queima de estoque" em uma fonte de recursos para aumentar o caixa da varejista.

"Quando feito internamente, esse processo costuma ser centro de custo apenas, com grande volume de ativos sendo vendido a preços inferiores ao de registro contábil. Nós entendemos que esse momento representa uma oportunidade para a varejista atrair consumidores, gerar vendas e aumentar receitas, mas com o cuidado para não afetar as demais lojas que vão ser mantidas abertas", afirmou Morton.

No caso do Brasil, o executivo considera o momento "bastante propício" para o início das operações. "Hoje, esse trabalho [de reduzir pontos de venda] é feito internamente, visto apenas como custo, como era nos Estados Unidos há 30 anos ou na Europa há 20 anos", acrescentou.

Como reflexo da recessão, o varejo brasileiro atravessa sua pior crise em mais de uma década. Análise da Fecomercio-SP com base em estudo da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC) estimou que 96 mil lojas foram fechadas em 2015, ano em que o consumo das famílias encolheu 4%.

Morton ponderou que a Gordon Brothers não aposta apenas na crise do varejo no Brasil. Metade da receita da companhia no mundo vem da indústria. A firma faz gestão de ativos, gerindo, por exemplo, a utilização de imóveis, como plantas industriais e centros de distribuição, em contratos de locação ou leasing. "Em algumas operações financiamos o cliente, como um banco de investimento", disse. "É um modelo de firma que não é nem consultoria nem banco de investimento puro", acrescentou.

Morton conta que a aquisição da Planconsult vai garantir acesso a uma carteira local de clientes e profissionais que conhecem o mercado brasileiro.

Especializada em avaliações econômico-financeiras e de ativos, a Planconsult, dirigida por Ronald Bryan Salem, tem na carteira clientes como Vivo, Claro, TIM, BRF, Hypermarcas e Aeromil Taxi Aereo. Valor Econômico Leia mais em portal.newsnet 10/06/2016


10 junho 2016



0 comentários: