16 maio 2016

MediaTek vende subsidiária de chipsets automotivos para chinesa NavInfo por US$ 600 milhões

Acordo prevê cooperação estratégica nas áreas de ICs automotivos e internet dos veículos

A MediaTek selou a venda da sua unidade de chipsets automotivos AutoChips para chinesa NavInfo pelo valor de US$ 600 milhões. A conclusão do acordo está prevista para o último trimestre de 2016 e está sujeita a várias aprovações regulatórias pertinentes.

O objetivo do acordo é aproveitar a força da AutoChips em hardware e a expertise da NavInfo em software para fornecer aos clientes uma solução aprimorada de SoC (System-on-a-chip) de infotainment, bem como informações de trânsito dinâmica integradas,
para cultivar o mercado de internet dos veículos (IoV, na sigla em inglês). Por meio das relações da NavInfo, a AutoChips também pode trabalhar diretamente com fabricantes de automóveis no futuro.

As empresas aprovaram de forma independente a assinatura de um Acordo de Cooperação Estratégica e um Framework Agreement, pelos Conselhos de Administração de cada companhia.

Ao mesmo tempo, a MediaTek pretende investir ou coinvestir na NavInfo, um montante não superior a US$ 100 milhões, para cooperar estrategicamente nas áreas de ICs automotivos e IoV.

Com a cooperação, a MediaTek deverá estar mais atenta a oportunidades no mercado de IoV. Em complemento, a empresa continuará a aproveitar sua expertise em comunicação wireless e processamento de imagem, e junto com a NavInfo, irá desenvolver e cultivar mercados de IC automotivo e carros autônomos, com o objetivo de buscar oportunidades em ADAS (sigla em inglês para sistemas avançados de assistência ao motorista) e telemática.

A NavInfo é uma das maiores fornecedoras independentes de mapas digitais da China, tendo liderado o mercado de sistemas de navegação integrados para OEM (fabricantes de equipamentos originais) do país por 14 anos consecutivos. Seus clientes incluem fabricantes de automóveis importantes como BMW, Volkswagen, Mercedes, General Motors, Toyota, Volvo e Great Wall.

Além disso, a NavInfo tem cultivado, há muito tempo, o mercado de IoV, abrangendo desde a prestação de serviços tradicionais, como mapas digitais, e agora com fornecimento de informação de trânsito em tempo real, serviços em nuvem, aplicativos automotivos, e sistemas operacionais automotivos. Leia mais em IT Forum 365 16/05/2016

16 maio 2016



0 comentários: