08 abril 2016

BTG Pactual vai cindir negócio de commodities, diz fonte

O BTG Pactual está mais perto de cindir sua unidade de negociação de commodities, permitindo que o banco libere capital em meio à recente redução do total de ativos, disse uma fonte familiarizada com o assunto nesta sexta-feira.

Segundo a fonte, que pediu anonimato porque o processo está em curso, a administração do BTG Pactual ainda discute uma fórmula de compensação e retenção de executivos e dos principais operadores da unidade. A fonte não deu mais detalhes sobre a nova estrutura de controle da unidade.

O acordo deve ser anunciado no fim do dia, disse a fonte. A cisão ajudaria a isolar a unidade do problema de reputação relacionado ao escândalo que atingiu o BTG Pactual em novembro, quando o fundador do banco André Esteves foi preso dentro da operação Lava Jato, o que provocou enorme transferência de fundos de clientes e vendas de ativos.

A Bloomberg informou mais cedo nesta sexta-feira que a unidade seria cindida e renomeado como Engelhart Commodities Partners, em negócio estimado em cerca de 1,6 bilhão de dólares.
O BTG Pactual não quis comentar.

Quando criou a unidade há quatro anos, Esteves queria as commodities ajudassem a orientar BTG Pactual através da diversificação global, já que regras de capital mais rígidas afastaram grandes rivais. O retorno da unidade com sede em Londres tem, desde então, superado a de rivais e a rentabilidade de negócios com renda fixa, moeda e ações dentro do BTG Pactual.

Uma investigação independente não encontrou nenhum sinal de práticas ilícitas de Esteves, do banco ou de qualquer funcionário em relação à operação Lava Jato, que levou à prisão do financista bilionário. Esteves segue em prisão domiciliar. Por Guillermo Parra-Bernal e Tatiana Bautzer
(Reuters) - (Reportagem adicional de Sarah McFarlane e Sruthi Shankar) Leia mais em yahoo 08/04/2016

==============
BTG Pactual anuncia cisão das atividades de trading de commodities

O Banco BTG Pacutal informou nesta sexta-feira que decidiu segregar suas atividades de trading de commodities e reunir a plataforma do setor em uma nova companhia chamada Engelhart Commodities Trading Partners, com sede em Luxemburgo.

A nova companhia, que não inclui a mesa de trading de energia do Brasil, contará com aproximadamente 1,6 bilhão de dólares de patrimônio líquido e 5,7 bilhões de dólares em ativos totais.

O BTG Pactual disse que estuda entregar cerca de 65 por cento da participação acionária por ele detida na Engelhart CTP aos acionistas do BTG Pactual. (Por Juliana Schincariol) Reuters Leia mais em Uol. 08/04/2016

08 abril 2016



0 comentários: