07 abril 2016

Adavium adquire Alka e Hemogram e passa a liderar o mercado de diagnósticos in vitro

Alka e Hemogram se integram à holding, ao lado da Imunotech. foto: freedigitalphotos

A Adavium Medical acaba de anunciar a aquisição de mais duas empresas: a Hemogram, líder nacional em produção e distribuição de equipamentos e reagentes para Hematologia; e a Alka Tecnologia, empresa brasileira líder em produção e distribuição de equipamentos, reagentes e kits para Imunologia.

Com as novas aquisições, a Adavium Medical, que já havia adquirido, em 2013, a Imunotech, dá mais um passo ao processo de expansão por meio da escolha de parceiros estratégicos, tornando-se a maior empresa brasileira do mercado de diagnóstico in vitro. A holding, até esta data conhecida como Advance Medical, também passa a utilizar a marca Adavium Medical.

A Adavium Medical foi fundada no Brasil em 2011, pelo médico Fred Aslan, que enxergou não apenas as oportunidades oferecidas pelo mercado brasileiro de diagnóstico e equipamentos médicos, mas também a necessidade de ampliar a produção e desenvolvimento de produtos médicos no país. Para criar a Adavium Medical, Fred Aslan captou recursos de fundos de capital de risco americanos, como Venrock, Aberdare Ventures e Arboretum Ventures. Esses fundos já investiram mais de um bilhão de dólares em empresas de saúde nas últimas décadas.

A primeira aquisição ocorreu em 2013, quando a Adavium Medical anunciou a aquisição da Imunotech Sistemas Diagnósticos.  Com sede em Brasília (DF), a Imunotech atua com importação, representação e distribuição de produtos e equipamentos para diagnóstico clínico laboratorial.

Agora, com a aquisição também da Alka e da Hemogram, a Adavium cria uma empresa que oferece um portfólio completo de produtos e soluções para diagnósticos in vitro. Também faz parte da Adavium Medical uma divisão que fabrica e comercializa equipamentos médicos para estética e dermatologia, entre outras especialidades, fortalecida em 2015 com a compra de controle da Industra Technologies, empresa brasileira líder no segmento, baseada em São Carlos, SP.

“Fomos muito diligentes na escolha da Alka e da Hemogram, não só pela liderança dessas empresas no setor, mas também pela qualidade dos profissionais e sócios fundadores, que agora fazem parte da nossa equipe”, explica Fred Aslan, CEO da Adavium Medical. “Consideramos que o mercado de insumos médicos demanda dirigentes extremamente especializados, que entendam em profundidade as necessidades e demandas de hospitais e laboratórios e que compreendam as necessidades de médicos e pacientes”.

Para ser a Diretora de Operações da Adavium Medical e Presidente da Divisão de Diagnósticos, Fred Aslan convidou a executiva Claudia Goulart. Com grande experiência no mercado de medicina diagnóstica, Claudia foi CEO da GE Healthcare para a América Latina. Ela vinha atuando no Conselho de Administração da Adavium e apoiando o grupo na busca de oportunidades de parcerias no Brasil.

“O maior objetivo da fusão é acelerar o crescimento dos negócios, por meio de sinergias nas áreas comerciais e operacionais. A nova empresa contará com uma estrutura de capital mais robusta, o que permitirá maiores investimentos em projetos que são estratégicos para nós. A empresa nasce como a líder brasileira em fabricação e comercialização de equipamentos para diagnósticos in vitro. Nascemos também com um propósito, que é o de contribuir para o desenvolvimento da saúde no país, oferecendo acesso a diagnóstico de maior qualidade aos cidadãos brasileiros ”, explica Claudia Goulart.

Investimento em pesquisa e inovação

Para os fundadores da Alka e da Hemogram, a união das empresas significa não apenas uma grande oportunidade de crescimento, mas também investimento em pesquisas que tragam soluções inovadoras e acessíveis em diagnóstico para o País.

“Esse importante projeto vem ao encontro da busca constante em aprimorar todo o nosso trabalho nesses 23 anos de mercado. Durante todo este tempo, a Alka buscou qualidade, tecnologia e principalmente o novo. Agora, mais fortes, todo esse trabalho será potencializado e melhorado, se transformando no maior projeto de diagnóstico in-vitro nacional”, afirma Luiz Mascaretti, fundador da Alka e agora diretor executivo da divisão de Diagnósticos da Adavium Medical.

Para o fundador da Hemogram, Eduardo Castro, que agora também passará a ser diretor executivo da Adavium Medical, a união colocou a empresa em outro patamar. “Agora contamos com estrutura, portfólio e pessoal muito acima da grande maioria de nossos competidores, o que nos habilita a concorrer com grandes empresas multinacionais em muitas frentes. Contaremos com mais recursos para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, mais tecnologias, maior agilidade e capilaridade”, diz Eduardo. Leia mais em labnetwork 07/04/2016

07 abril 2016



0 comentários: