31 março 2016

Toshiba anuncia venda de 80,1% de sua linha branca para a gigante chinesa Midea

A Toshiba anunciou no final do dia 30 de março, a venda de 80,1% da sua linha branca de eletroeletrônicos domésticos e Toshiba Life Style para a gigante chinesa Midea, pelo valor de 53,7 bilhões de ienes.

A Toshiba vai continuar com a linha de aparelhos de TV e imagens, dentro dos 19,9%, para trabalhar na reconstrução financeira a fim de sair do vermelho. A Midea irá usar a marca global Toshiba por 40 anos.

Em abril de 2015 a Midea lançou sua panela de arroz de última geração para atender os japoneses, considerados consumidores exigentes. E na ocasião, a empresa chinesa declarou “nós queremos produzir produtos que possam ser vendidos no Japão”. E ela passou a focar seus produtos para o mercado japonês.

Do pioneirismo ao crescimento a nível global e escândalo financeiro

Em 1930, a Toshiba foi a primeira indústria japonesa a fabricar máquina de lavar roupa e geladeira. No pós guerra esses aparelhos se tornaram indispensáveis nos lares japoneses, em função do rápido crescimento econômico.

Desde o ano 2.000 a Toshiba tem migrado suas atividades para o exterior e hoje fabrica 90% de sua produção fora do Japão. Essa estratégia vinha funcionando bem até que, com o enfraquecimento do iene, as finanças da empresa igualmente se declinaram. Um escândalo financeiro veio à tona em 2015 colocando-a numa posição vulnerável. A Toshiba uma conversa com uma empresa turca e com a Midea em setembro do ano passado. Houve rumores para que a Toshiba se juntasse com a Sharp, entretanto, essa iniciou negociação com a taiwanesa Foxconn, ao invés de tentarem se reconstruir com a ajuda de um fundo.

Toshiba escolheu Midea sobre outros pretendentes porque “ela está disposta a assumir o negócio como está e ofereceu bons termos”, disse Satoshi Tsunakawa, vic-presidente da Toshiba. Midea espera alavancar a imagem de marca de alta qualidade da Toshiba, uma vez que bate os mercados do Sudeste Asiático, onde a demanda por eletrodomésticos vem crescendo. Apesar de ser apontada como a segunda maior produtora de linha branca do mundo, o grande volume de vendas da Midea está no mercado interno da China.

Haier, outra gigante chinesa adquiriu a Sanyo, em 2012, um braço da Panasonic. por Anna Shudo - Leia mais em IPC Digital 31/03/2016

31 março 2016



0 comentários: