30 março 2016

IBM investe para criar modelos de negócios voltados à Internet das Coisas

Buscar soluções para monetizar a tecnologia da Internet das Coisas (IoT) é um dos principais objetivos pelo qual a IBM realizou em outubro de 2015, um fórum virtual de 52 horas com 1,9 mil participantes, dois quais 183 executivos C-level de diferentes indústrias de 70 países.

Apesar de 65% dos participantes se declararem inseguros em relação ao retorno do investimento e sobre o quanto IoT pode gerar novos negócios, isso não demoveu a decisão da empresa de criar, em dezembro, uma série de novo centros de desenvolvimento, inclusive no Brasil.

A informação é de Carlos Tunes, executivo que lidera a área de negócios de analytics da IBM Brasil, acrescentando que na análise da Big Blue "investimentos em IoT representam, em grande parte, menos de 1% da receita atual das organizações. Entretanto, esse número deve crescer rapidamente, pois 55% das empresas esperam aumentar tais investimentos para mais de 5% da receita nos próximos cinco anos".

Apesar da disseminação da tecnologia de Internet das Coisas estar numa etapa inicial, as expectativas de geração de negócios são relevantes: 69% dos participantes disseram que IoT pode ajudar a aprimorar seu ramo negócio por meio de novos modelos e fluxo de receita.

A conclusão do trabalho ressalta que IoT significa uma nova ordem de negócios à medida que o ecossistema continue a se expandir, trazendo a necessidade das empresas criarem uma nova identidade, mudando a forma como elas conduzem, aprendem e preparem sua força de trabalho.

Centro Global de Experiências

A sede dos centros de desenvolvimento da IBM é na Alemanha, sendo que a unidade Watson IoT é na cidade de Munique, onde mantém cerca de mil cientistas, pesquisadores e programadores para criarem novas soluções e apoiar os negócios de clientes em parceiros.

Além do centro de desenvolvimento na sede da IBM em São Paulo, as cidades de Pequim, Seul, Tokyo e Boeblingen (Alemanha), bem como os estados de Massachusetts e Texas, também terão centros semelhantes. A IBM também firmou um acordo com a faculdade de tecnologia FIAP para desenvolvimento de profissionais especializados em IoT. Leia mais em tiinside 28/03/2016

30 março 2016



0 comentários: