31 março 2016

Donos da JBS compraram Alpargatas com empréstimo da Caixa

Banco financiou 100% da operação

A J&F Investimentos, holding dos irmãos Joesley e Wesley Batista, obteve um empréstimo de 2,6 bilhões de reais junto à Caixa para a compra do controle da Alpargatas, há quatro meses.

O empréstimo — que cobriu 100% do valor da compra — tem prazo de sete anos e carência de dois.
A informação deve surpreender muita gente porque, no mercado, acreditava-se que a J&F havia usado recursos do próprio caixa para fazer o investimento.

A J&F, que também controla a empresa de carnes JBS, comprou a Alpargatas — fabricante das sandálias Havaianas — do grupo Camargo Correa.

A holding dos Batista também procurou outros bancos, como Bradesco e Itaú, mas seu grupo econômico, que inclui a JBS, já estava com os limites comerciais tomados nestes bancos.

Participantes do processo de venda da Alpargatas dizem que o empréstimo ajudou a J&F a ganhar a disputa, que, sem a linha da Caixa, teria sido mais acirrada. Estavam interessados na Alpargatas os fundos Advent, Apex, Cambuhy, Carlyle, Gávea, GP Investimentos, KKR, Península, Rhone Capital e Tarpon.

Outro diferencial: a J&F não fez uma due diligence prévia na Alpargatas — o processo, comum em grandes aquisições, pelo qual o comprador tenta descobrir potenciais riscos ocultos na empresa e que, em geral, demora semanas.  Por: Geraldo Samor  Leia mais em veja.abril 31/03/2016  

31 março 2016



0 comentários: