28 março 2016

BNDES vai contratar estudo sobre a 'internet das coisas'

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou, na quinta-feira, chamada pública para receber propostas de interessados em realizar amplo estudo sobre a "internet das coisas" (IoT, na sigla em inglês). A ideia é que seja feito um diagnóstico avaliando o estágio e as perspectivas de implantação no mundo da tecnologia que faz a conexão entre equipamentos, pela web.

Juntos, o banco e o Ministério das Comunicações optaram pela realização do estudo para obter subsídios para definir políticas públicas, levando em conta os impactos da IoT na economia, no setor produtivo e no dia a dia da sociedade. Além disso, será o ponto de partida para estimular a cooperação entre empresas, poder público, universidades e centros de pesquisa.

A chamada pública busca atrair consultorias ou consórcios formados por especialistas que receberão recursos não reembolsáveis do Fundo de Estruturação de Projetos do BNDES, constituído com parcela dos lucros do banco.

Este fundo do BNDES já foi utilizado para promover a realização de estudos na área de jogos eletrônicos e, mais recentemente, para basear o apoio a projetos de inovação na indústria química. O estudo identificou segmentos onde o país tem potencial de crescimento, informou o superintendente da área industrial do banco, Mauricio Neves. "O fundo é utilizado para estudos que geram conhecimento e se tornam um bem público, passando a pertencer à sociedade", disse ele ao Valor.

"Há um conjunto grande de setores que serão impactados com a 'internet das coisas'. Há pontos a serem estudados e definidos como questões regulatórias, tecnológicas e relativas a padrões", observa a chefe do departamento de tecnologia da informação do BNDES, Irecê Kauss. Ela lembra que a relevância do estudo parte do fato de que a internet das coisas é "disruptiva" pois transforma os hábitos da sociedade.

Irecê Kauss afirma que quem atua voltado à tecnologia está certo que "o próximo trem é o da 'internet das coisas'". E quem entender melhor o que está se aproximando, identificar os segmentos que a tecnologia vai impactar, poderá definir em "quais vagões" deve entrar, "fazendo as apostas adequadas, já que a tecnologia abraça diferentes tipos de aplicações, na agroindústria, na eletrônica, nos transportes, saneamento, energia, logística e consumo entre outros", diz ela.

Desde o fim da tarde da quinta-feira (dia 24) a chamada pública está publicada no site do BNDES. Ali estão os critérios a serem seguidos pela comissão avaliadora. Haverá uma sessão de esclarecimento com perguntas e respostas ao vivo em 31 de março na sede do banco, no Rio de Janeiro.  BNDES vai contratar estudo sobre a 'internet das coisas'.  - Valor Econômico  Jornalista: Heloisa Magalhães Leia mais em portal.newsnet 28/03/2016

28 março 2016



0 comentários: