05 fevereiro 2016

Cencosud estuda vender ativos para melhorar lucro

A chilena Cencosud, quarto maior grupo de varejo de alimentos do Brasil, estuda vender ativos não essenciais, para manter foco em negócios estratégicos e tentar melhorar rentabilidade, conforme informou ao Jornal Valor Econômico desta sexta-feira (5), em comunicado sobre investimentos globais.

A empresa também atua na Argentina, Colômbia, Peru e Chile. Tem uma rede de 1,1 mil lojas e cerca de 50 shopping centers. A Cencosud não detalhou regiões ou as operações que poderá vender. Negou que vá vender ativos no Brasil. No ano passado, surgiram informações no setor de que o controlador, Horst Paulmann, teria sondado investidores brasileiros sobre interesse em parte da sua operação no Brasil, que enfrenta há anos uma série de dificuldades, incluindo problemas de integração das redes locais.

No Brasil, a rede é dona dos supermercados Bretas, Prezunic, G.Barbosa, Mercantil Rodrigues e Perini, com 222 lojas. As vendas, pelo conceito "mesmas lojas" (abertas há mais de 12 meses), caíram 6,5% de janeiro a setembro no Brasil - em parte pela desvalorização do real.

Há nove anos no mercado brasileiro, a companhia ainda tem dificuldades para crescer acima do mercado, e umas das razões seria a qualidade de alguns ativos adquiridos quando entrou no país. A varejista chilena estima que vá investir US$ 500 milhões neste ano nos cinco países onde atua, uma expansão de 30% sobre ano anterior.

O lucro da empresa caiu 50% de janeiro a setembro, em pesos chilenos. Todo início de ano, a companhia anuncia projeções e, em 2015, previa investimentos entre US$ 2,4 bilhões e US$ 3 bilhões. Para 2016, a empresa espera uma receita de US$ 16 bilhões. O faturamento para 2015, ainda não divulgado, pode variar de US$ 15,5 bilhoes a US$ 15,9 bilhões, segundo analistas.

A margem Ebitda ajustada estimada pela companhia para 2016 ficaria entre 7 ,2% e 7 ,4% - estava em 6,4% em setembro passado. "Cresceu o foco na eficiência e nas melhorias de processo em 2015 e isso irá gerar uma economia de 1,2 ponto percentual na relação (índice) das despesas administrativas sobre vendas em 2016", informou a Cencosud.

No ano passado, esse índice piorou - em setembro, a taxa estava em 25,1%, versus 23,4% no ano anterior. "Foi implementada uma revisão em 120 lojas de baixo desempenho e espera-se que os resultados deste programa comecem a ser gerados, gradualmente, a partir de 2016". A empresa emitiu dois títulos internacionais no ano passado e concluiu a venda de 51% do negócio de financiamento de varejo no Chile. Com isso, reduziu a dívida em US$ 630 milhões. De acordo com a Cencosud, o perfil de amortização tem valores baixos de vencimentos para os próximos cinco anos. Fonte: Valor Econômico Leia mais em portalamis 05/02/2016

05 fevereiro 2016



0 comentários: