10 novembro 2015

Fundo une redes de fast-food em holding com 330 pontos

A empresa de investimentos G5 Evercore, fundada pelo ex­presidente do Goldman Sachs na América Latina, Corrado Varoli, anuncia hoje a criação de uma holding na área de alimentação, em sociedade com as operações de fast­food da J.Alves (Griletto e Montana) e do Grupo Ornatus (JinJin e My Sandwich).

A holding Halipar unirá os negócios dessas quatro redes e será controlada pela empresa de private equity, com cerca de 70% das ações, apurou o Valor. O restante ficará com os sócios da J.Alves e Ornatus. Outras duas cadeias de restaurantes estão sendo sondadas neste momento para se unir à atual estrutura, diz Marcelo Serfaty, sócio da G5 Evercore.

Após negociações que começaram há pouco mais de um ano, o negócio surge com 330 restaurantes em 20 Estados com as marcas Griletto, Montana, Jin Jin Wok, Jin Jin Sushi e MySandwich.

O fundo tem cerca de R$ 150 milhões para investimentos em novas sociedades, que podem ser anunciadas nos próximos meses. As redes entraram com os ativos (marcas, pontos franqueados) e o fundo com os recursos. A ideia central é formar um negócio com um grupo pequeno de marcas reconhecidas, regionalmente mais fortes, para tentar ampliar escala e diluir custos. Com uma estrutura mais enxuta e eficiente, o plano é acelerar a expansão orgânica.

Grupos médios de alimentação no Brasil perdem ritmo de crescimento pela falta de profissionalização, dificuldade de acesso a recursos e problemas de gestão. A administração de cada rede continua a pertencer à equipe atual, com espaço para apoio do fundo na área financeira e de governança corporativa. “Há ganhos em várias pontas. Negociações comerciais com shoppings podem ocorrer em bloco, e com isso, em melhores condições. Custos fixos acabam sendo diluídos e para franqueados, uma estrutura maior, nas áreas operacional e financeira, surgem como suporte”, diz Serfaty.

Os executivos negam que estejam à procura de operações em dificuldades, como reflexo da crise econômica atual. E não teria havido uma aceleração desse projeto pela possibilidade de algumas marcas estarem em situação mais difícil hoje, dizem. “O setor de alimentação é mais resistente às crises. Não há uma busca por negócios com problemas. Um dos critérios é a rede ter uma marca bem avaliada, forte”, diz Leonardo Ribeiro, sócio na G5.

Está sendo criado um centro de serviços compartilhados (para atividades de suporte do negócio) e comitês de operação, expansão, marketing, financeiro e de relação com franqueados. Quem deve acabar integrando os comitês serão os próprios sócios atuais das redes e do fundo. Ainda será criado um conselho de administração com seis membros. Questionados sobre o risco de se criar uma estrutura com diferentes sócios sob um mesmo guarda­chuva, o que às vezes gera discordâncias internas, executivos descartam a possibilidade. “Cada um vai continuar fazendo o que já faz, só ampliamos o potencial e reduzimos custos”, diz Ricardo José Alves, presidente da J.Alves. A sede da operação será em Indaiatuba (SP), onde fica a Griletto.

A previsão é fechar o ano com cerca de R$ 500 milhões em receita bruta, expansão de 20%, acima do ritmo do mercado (segmento de franquias de alimentação deve crescer na faixa de 12% em 2015). De acordo com Alves, Griletto e Montana devem apurar expansão de 20% na receita em 2015. O braço alimentar do Grupo Ornatus deve se expandir 17%, segundo o sócio fundador Jae Ho Lee. Se as outras duas negociações em andamento avançarem, o total de pontos deve chegar a 480 no curto prazo. “O plano é chegar a mil restaurantes em cinco anos. Com o crescimento atual das redes, é possível atingir isso sem muito problema”, diz Serfaty. Para se chegar a este número, a expansão anual tem que ser de 15% a 20% no total de pontos.   Por Adriana Mattos | De São Paulo Valor Econômico – SP Leia mais em sbvc 10/11/2015


10 novembro 2015



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