20 novembro 2015

Excelsior Seguros adquire 50% da Finacap

Troca de participação foi consolidada e aumentará em até 40% o lucro da consultoria

A consultoria pernambucana Finacap vai aumentar seu lucro líquido em até 40% em 2016. O número imponente – em especial quando a palavra crise é uma constante – se deve à consolidação da troca de cotas com outra empresa local, a Excelsior Seguros.

Com a transação, os acionistas do Grupo Excelsior, representados por Sérgio de Petribú Bivar e Mucio Novaes de Albuquerque Cavalcanti, adquiriram 50% das cotas da Finacap, que, por sua vez, ficou com a carteira de aplicações financeiras da Excelsior. A seguradora foi fundada em 1943, e é a única do segmento com matriz ativa no Nordeste.

A troca de participação, como o negócio também pode ser chamado, fez com que as reservas técnicas da Excelsior – aplicações em renda fixa e variável – passassem a ser geridas pela Finacap. Assim, a consultoria aumentou o valor administrado por ela de R$ 200 milhões para R$ 290 milhões.

O negócio com a Excelsior vem sendo montado desde o fim do ano passado e foi anunciado oficialmente ontem. Com todos os detalhes fechados, a previsão é que a nova operação da empresa, já em andamento, aumente entre 30% e 40% o lucro líquido da Finacap em 2016.

Diretor da Finacap e atual membro do recém-criado Conselho de Gestão da empresa, Aristides Bezerra explica que a operação foi estratégica para a consultoria se elevar a outros patamares. “Estamos desenvolvendo novas parcerias e nos posicionando entre as maiores do Nordeste”, afirma. Ele lembra que a consultoria foi a primeira autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a obter registro na região, em 1997.

Quando fala em novas parcerias, ele se refere principalmente à incorporação de outra consultoria, a CRPC, que pertencia ao analista de mercado Luiz Fernando Correia de Araújo, agora novo sócio da Finacap. “Com ele atuaremos em uma nova área, já que Luiz Fernando tem titularidade internacional como gestor de recursos”, explica Aristides, esclarecendo o título de Chartered Financial Analyst (CFA), que o novo sócio detém. Ele vai permitir que a Finacap atue em Wealth Management (gestão de patrimônio de grandes fortunas), com fundos exclusivos, como os multimercados e os de investimento em direitos creditórios (FIDCs).  Emídia Felipe  Leia mais em jc.ne10.uol 20/11/2015

20 novembro 2015



0 comentários: