13 novembro 2015

BM&FBovespa faz proposta de R$39 por ação e avalia Cetip em R$10 bi

A BM&FBovespa apresentou nesta sexta-feira proposta não vinculante para união com a Cetip, em uma operação em dinheiro e ações que avalia a maior central depositária de títulos da América Latina como valendo cerca de 10 bilhões de reais.

A oferta da BM&F atribui às ações da Cetip valor de 39 reais por papel, um ágio de 15,5 por cento sobre o fechamento de 30 de outubro, quando a bolsa paulista revelou que estava mantendo conversas preliminares com a Cetip.

Na comparação com o fechamento das ações da Cetip nesta sexta-feira, o valor oferecido representa um prêmio de 2,1 por cento.

O capital social da Cetip é formado por 262.978.823 papéis, e, portanto a oferta avalia a companhia em 10,25 bilhões de reais.

Uma das maiores do mundo, a BM&FBovespa há tempos vem sofrendo com a fraqueza do mercado de capitais brasileiro, o que tem se refletido no fraco volume de negócios, além de empresas se deslistando do pregão e escassez de novas estreias.

Já a Cetip tem visto os registros de financiamento de veículos despencarem este ano, junto com a forte crise vivida pelo mercado automotivo brasileiro.

Caso concluída, a operação vai criar uma companhia com um faturamento combinado de cerca de 3 bilhões de reais, segundo os balanços de resultados de 2014 das empresas. A oferta prevê o pagamento de 50 por cento em dinheiro e o restante em ações da bolsa paulista.

Quando a BM&F anunciou as tratativas no início de novembro, a Cetip afirmou que eram "inverídicas" as informações publicadas pela imprensa de que a companhia estava em negociações avançadas com a BM&FBovespa e que uma fusão das duas empresas seria anunciada em breve.

Além da operação com Cetip, a bolsa paulista informou mais cedo nesta sexta-feira que pretende comprar fatia em até mais duas bolsas da América Latina até o final do ano. (Por Juliana Schincariol e Alberto Alerigi Jr.)  Reuters Leia mais em Bol.Uol 13/12/2015


13 novembro 2015



0 comentários: