14 novembro 2015

Autopeças locais procuram parceiros de fora

Acordos vão resultar em novos produtos, processos e atividades de P&D

O Sindipeças lançou na sexta-feira, 13, o Brazilian Autoparts Partnerships (BAP), programa voltado à formação de parcerias entre fabricantes de autopeças brasileiros e empresas do exterior. “O foco é formar alianças estratégicas e tecnológicas entre os fabricantes brasileiros de autopeças e as empresas do exterior. Nós entraremos com o conhecimento do mercado interno e experiência com questões burocráticas e tributárias e eles, com a tecnologia e o dinheiro”, afirma Cláudio Sahad, conselheiro do Sindipeças e fabricante de componentes.

“É claro que ocorrerão eventuais fusões e aquisições, mas este não é o objetivo principal”, garante Sahad. As parcerias permitirão o desenvolvimento conjunto de produtos, processos, atividades de pesquisa e desenvolvimento e transferência de tecnologia. As empresas que integrarem o programa serão beneficiadas com treinamento sobre oportunidades e eventuais dificuldades nessas parcerias, rodadas de aproximação com empresas estrangeiras, desenvolvimento de fornecedores por meio de empresas-âncoras e missão para atualização em automação e novas tecnologias no setor automotivo.

O programa foi lançado no Autódromo de Interlagos durante um fórum de inovação no setor automotivo, evento organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) para favorecer negócios entre fabricantes locais e 64 compradores internacionais. Os encontros ocorrem por todo o fim de semana do GP do Brasil.

“Durante estes três dias devem ser gerados US$ 200 milhões em negócios”, calcula o presidente da Apex Brasil, David Barioni Neto. MÁRIO CURCIO, AB Leia mais em automotivebusiness 13/11/2015


14 novembro 2015



0 comentários: