07 outubro 2015

Publicidade digital é prioridade da Dentsu Aegis

A multinacional Dentsu Aegis Network, terceiro maior conglomerado mundial de comunicação, definiu a publicidade digital como a prioridade de seu negócio em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde detém as marcas NBS e Lov. O presidente global Jerry Buhlmann afirmou que os negócios no país crescem apesar do cenário político conturbado e são uma grande aposta a longo prazo, principalmente pelo uso crescente de smartphones e redes sociais. Ele afirmou, porém, que em um horizonte mais curto a infraestrutura de comunicação impede o país de acelerar a adoção da publicidade digital.

Buhlmann, pela primeira vez no Brasil semana passada, afirmou que a velocidade de banda larga e a capacidade são baixas para impulsionar de forma relevante o comércio eletrônico, uma etapa fundamental para o consumidor adotar a economia digital. "Essas duas questões, quando resolvidas, trarão uma explosão no comércio eletrônico. Então, será possível participar intensamente da economia digital, trazer novas eficiências, mais oportunidades de agregar valor e promover o crescimento do mercado como um todo."

A piora dos indicadores de confiança de consumo é outro obstáculo. "O setor desacelerou significativamente neste ano, mas quando o país se recuperar e a demanda voltar a crescer, a publicidade crescerá com muita força." Ele afirmou que a Olimpíada de 2016 pode ser um importante estímulo à recuperação do setor, como foi a Copa do Mundo, pois o evento é tradicionalmente acompanhado de patrocínios, investimentos e projetos publicitários.

O mercado digital representa 43% das receitas globais da Dentsu Aegis. A proporção é significativamente maior no Brasil, afirma o CEO. Porém, enquanto a publicidade digital cresce perto de 25% no mundo, avança cerca de 18% no mercado local. "Isso significa que há grandes oportunidades de crescimento. As redes sociais estimularão a demanda", disse.

O digital está no centro da estratégia da multinacional. "Os consumidores estão usando a mídia de uma forma muito mais complexa. Para conseguir engajamento, é preciso de muito mais facetas", disse. "Não é algo negativo, mas muito desafiador, pois é preciso passar as mensagens certas e em tempo real." Em sua opinião, entender dados, segmentação, desempenho e comércio eletrônico exige uma gama de habilidades muito profundas, para gerir um volume muito grande de informação, mas a criatividade e a inovação continuam essenciais.

A companhia desenvolveu uma plataforma de dados corporativos globais, que recebeu um investimento significativo nos últimos 24 meses, segundo informou, sem revelar o valor. É um projeto único em relação aos concorrentes. A plataforma está em funcionamento para alguns clientes, mas ainda passa por ajustes. Nos próximos cinco anos, a companhia vai adicionar infraestrutura, funções, sistemas e marcas. "Ter a plataforma é o início certo para crescer na publicidade digital, mas ainda é preciso ganhar escala", disse Buhlmann. Ele considera que o maior desafio é garantir que cada organização saberá como usar a ferramenta de forma adequada.

O presidente afirmou que a vantagem da empresa é não ter legado, como suas grandes concorrentes, o que permite voltar-se a tendências futuras. "Se todas as agências querem ir mais devagar no digital, a escolha é delas. Acreditamos que o digital deve ser o coração de cada campanha."

A Dentsu Aegis Network foi criada em 2013, pela compra da inglesa Aegis Media pelo grupo japonês Dentsu, em um negócio de US$ 4,9 bilhões. A marca Dentsu Aegis Network Brasil foi estabelecida em fevereiro de 2014. O presidente da Isobar, uma das 13 unidades de negócios operacionais, lidera a operação desde junho do ano passado. A multinacional planeja mais duas aquisições no país até o fim deste ano.

Sediada em Londres, a multinacional acelera a estratégia de crescimento no mercado digital com mais de 50 aquisições em três anos. O foco são empresas de pequeno e médio porte, mais fáceis de integrar e gerar sinergias. "É uma oportunidade de gerar escala, ampliar a capacidade ou trazer inovações", disse o CEO. Ele lembra que grandes compras não estão descartadas.

A Dentsu Aegis Network opera em 123 países e emprega mais de 27 mil profissionais. É formada por oito marcas globais - Carat, Dentsu, Dentsu Media, iProspect, Isobar, mcgarrybowen, Posterscope e Vizeum. Os negócios estão divididos com equilíbrio - um terço está na Ásia, um terço na Europa e um terço nas Américas.

A Dentsu Aegis Network registrou crescimento orgânico de 10,3% no ano fiscal de 2014, encerrado em março deste ano, impulsionada pela adição de novas contas de clientes. O avanço nas Américas foi de 7,9%. A receita consolidada de todo o grupo subiu 10,4% no ano fiscal de 2014, encerrado em março, para 728,6 bilhões de ienes (US$ 6 bilhões).

Os gastos com publicidade no Brasil totalizam R$ 60,1 bilhões no primeiro semestre de 2015, o que corresponde a um aumento de 0,8% ante igual período de 2014, segundo dados do Ibope Media. A TV aberta responde por 60% do total investido, seguida por jornal (13%) e TV por assinatura (10%). Os formatos display na internet alcançaram 7% de participação, mas como o formato passou a ser monitorado em 2015, não é possível fazer uma comparação com o ano anterior.

O IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), principal entidade representativa do mercado digital, projeta um crescimento de 14% da publicidade on-line em 2015 no país, segundo levantamento realizado pela comScore. O investimento total em publicidade na mídia on-line brasileira superou R$ 8,3 bilhões em 2014.

Estados Unidos e China, juntos, representam mais da metade do mercado de publicidade mundial. "Mas é importante investir em países em desenvolvimento, como o Brasil, onde há muitas oportunidades", disse o CEO. Jornalista: Tatiane Bortolozi - Valor Econômico Leia mais em portal.newsnet 07/10/2015

07 outubro 2015



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