26 outubro 2015

Henfel agora é parte do grupo VBG Group

O grupo de engenharia, VBG Group, adquire a empresa brasileira Henfel, um importante player do mercado sul-americano para produtos de transmissão de potência, principalmente para a indústria de mineração. O Grupo VBG está se estabelecendo, assim, não apenas no sétimo maior mercado do mundo, mas também em um continente completamente novo para o Grupo.

"A expansão internacional representa uma das nossas estratégias de negócios, com o foco principal nos mercados em crescimento fora da Europa. O Brasil é, portanto, um mercado altamente atrativo para nós. As recentes turbulências não diminuíram nossa crença de que o Brasil continuará a crescer. Esse é um investimento de longo prazo e a Henfel tem uma boa reputação no segmento de transmissão de potências no mercado Sul Americano. A companhia é reconhecida pelos seus produtos robustos e de primeira qualidade e possui uma forte presença no mercado de reposição e manutenção, minimizando a sazonalidade do mercado, ” explica Anders Birgersson, diretor e CEO do VBG Group.

O Brasil é a sétima maior economia do mundo e é a maior da América Latina. Com a aquisição da Henfel, o VBG Group ganha uma base para a produção doméstica, que é vital para se operar lucrativamente no Brasil, já que isso nos permite evitar os elevados custos aduaneiros.

A Henfel foi integrada a divisão Ringfeder Power Transmission do VBG Group. Os produtos da divisão são um excelente complemento para o portfólio da Henfel e o diretor da divisão Ringfeder Power Transmission, Thomas Moka, enxerga um grande potencial para o lançamento dos produtos das marcas Tschan e Ringfeder tanto no Brasil como em outros países da América do Sul

"Sem a fabricação local, seria muito dífícil ganharmos espaço no mercado brasileiro, mas agora seremos capazes de produzir e distribuir nossos produtos já existentes para um mercado completamente novo. Também com a aquisição, a Henfel ampliará a sua cesta de produtos a serem ofertados aos clientes, ” explica Thomas Moka.

No longo prazo, o diretor e CEO do VBG Group, Anders Birgersson, enxerga a aquisição da Henfel como uma plataforma de crescimento sustentável no Brasil, onde no futuro, haverá a possibilidade das outras divisões do Grupo também se estabelecerem no pais, com uma operação e produção. O mercado de caminhões no Brasil é extremamente grande, incluindo os segmentos atendidos pelo VBG Group.

“Nossa entrada no Brasil, não representa somente o progresso da Ringfeder Power Transmission, ela é também o início de uma estratégia de investimentos de longo prazo para todo o VBG Group. Pela frente, nós vemos o desenvolvimento da VBG TruckEquipments na forma de um investimento para a fabricação local de engates. Entretanto, nós temos experiências positivas em deixar primeiramente nossa divisão já internacionalizada, Ringfeder Power Trasmission, entrar em novos mercados, e é nisso que estamos focando as nossas energias no momento,” explica Anders Birgersson.

A Henfel Indústria Metalúrgica Ltda foi fundada em 1981 e é sediada na cidade de Jaboticabal, que é próxima da maior cidade do Brasil, a cidade de São Paulo. A companhia, que conta com cerca de 130 colaboradores, fabrica produtos mecânicos para a transmissão de potência e atualmente atende a clientes do setor de mineração.

 Há algum tempo, o CEO e acionista majoritário, Celso Cassiano vinha procurando por um parceiro que seria capaz de elevar a empresa ao próximo nível. O que se iniciou com uma discussão da criação de uma parceria resultou na venda da empresa. Celso Cassiano continuará como o CEO da companhia e espera que a Henfel possa agora se desenvolver em novos segmentos do mercado, como por exemplo o de óleo e gás.

“Foi muito importante para mim identificar um novo parceiro que se concentrará no desenvolvimento sustentável da Henfel e que irá trabalhar para garantir que a empresa continue a ser uma grande geradora de empregos em Jaboticabal. A Ringfeder Power Transmissiontem esse comprometimento e possui o conhecimento em outros segmentos que eu estava procurando, ” diz Celso Cassiano.

Após a aquisição, a Ringfeder Power Transmission irá reportar um faturamento anual de aproximadamente SEK 520 M. O acordo foi assinado dia 10 de setembro e a companhia foi consolidada ao Grupo a partir de 01 de outubro de 2015.

“Nós estamos colhendo os frutos do trabalho que começou a mais de dois anos atrás. Pode parecer que os nossos processos de aquisição são prolongados, mas essa é a nossa maneira de guiar o Grupo com um passo de cada vez através de um crescimento sustentável e lucrativo. Essa aquisição confirma que o processo de aquisições que criamos realmente traz bons resultados,” conclui Anders Birgersson.

VBG Group AB (publ), em Vänersborg é a empresa-mãe de um grupo internacional de engenharia dono integral de empresas na Europa, EUA, Índia e China. As operações do Grupo estão divididas em três divisões - VBG TruckEquipment, Edscha Trailer Systems e Ringfeder Power Transmission - com produtos que são comercializados sob marcas fortes e reconhecidas. A participação do VBG Group AB Série B foi introduzido na bolsa de valores em 1987 e hoje é listado na lista Nasdaq OMX Stockholm Mid Cap. Leia mais em henfel 19/10/2015


26 outubro 2015



0 comentários: