08 outubro 2015

Grupo J&F negocia a compra da Fibria

O grupo J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, está negociando a compra da gigante de celulose Fibria. Os Batista são donos da Eldorado Celulouse. A Fibria é controlada pela família Ermírio de Moraes e pelo BNDES.

As negociações entre os Batista e os Ermírio de Moraes têm esbarrado num problema. Para não ser obrigado a fazer uma oferta pública a todos os acionistas da Fibria — empresa cujo valor de mercado, hoje, beira os 30 bilhões de reais –, Joesley Batista tenta viabilizar uma oferta por apenas 24,99% das ações.

Como Votorantim e BNDES têm, juntos, cerca de 60% das ações, essa limitação cria algumas dúvidas. Os Ermírio de Moraes aceitarão uma oferta por apenas parte de suas ações? Nesse caso, teriam de se tornar sócios dos Batista e compor com eles um novo acordo de acionistas. Se aceitarem essa condição, a que preço venderiam? Como é natural em operações desse tipo, os vendedores esperam receber um prêmio por suas ações. Os Batista julgam que, após uma valorização de 60% no ano, os papéis da Fibria estão caros demais — e pedem um desconto para fechar negócio. Segundo executivos que participam das negociações, nenhuma oferta foi formalizada até agora, e é possível que as conversas naufraguem.

O BNDES é visto como a parte mais interessada em aproveitar o excelente momento vivido pelo setor de papel e celulose para vender um pedaço de suas ações.

O grupo J&F é assessorado nas negociações pelo banco Credit Suisse. A família Ermírio de Moraes é representada por executivos da Votorantim. A Suzano, da família Feffer, e a chilena CMPC já foram alertadas das negociações entre os Batista e os Ermírio de Moraes e podem preparar suas próprias ofertas pela Fibria.

Procurados, J&F e Votorantim não quiseram comentar. Tiago Lethbridge Leia mais em Primeirolugaronline Exame 07/10/2015

08 outubro 2015



0 comentários: