07 outubro 2015

Fabricante de turbinas eólicas Nordex compra negócios da Acciona no setor

A fabricante alemã de turbinas eólicas Nordex está comprando a unidade da espanhola Acciona voltada ao segmento por 785 milhões de euros em dinheiro e ações, com o objetivo de criar um player global no mercado de energia eólica, afirmou a empresa no final do domingo.

"Combinando as atividades, Nordex e Acciona vão criar uma companhia verdadeiramente global e, assim, reduzirão a exposição a variações da demanda em mercados específicos", afirmou a Nordex, em nota à imprensa.

A Nordex disse que os negócios das duas empresas são complementares, com a Nordex mais forte na Europa e especializada em projetos complexos, enquanto a Acciona tem focado nas Américas e em mercados emergentes, principalmente em usinas de grande porte.

No Brasil, a Acciona conta com uma fábrica de nacelles e aerogeradores na Bahia e uma unidade de produção de torres no Rio Grande do Norte, somando cerca de 1 gigawatt em turbinas vendidas.

A Nordex pagará à Acciona 366,4 milhões de euros em uma parcela única em dinheiro, enquanto o restante será pago com ações.

A empresa disse que espera concluir a aquisição no primeiro trimestre de 2016.

O negócio deve trazer mais de 95 milhões de euros em sinergias para a Acciona até 2019, além de fortalecer a área de pesquisa e desenvolvimento de produtos da empresa, disse o grupo espanhol em apresentação nesta segunda-feira.

A Acciona também disse que a combinação com a Nordex dará à companhia fruto da fusão uma carteira de cerca de 2,8 gigawatts em pedidos em 2015. (Por Emma Thomasson em Berlim, Sarah White e Paul Day em Madri) Reuters Leia mais em Bol.Uol 05/10/2015


07 outubro 2015



0 comentários: