04 outubro 2015

Fábrica da Microsoft em Manaus é vendida para a Flextronics

A Microsoft vendeu a sua fábrica em Manaus para a Flextronics. A troca de controle na operação da fábrica acontecerá em janeiro do ano que vem. A Flextronics seguirá produzindo smartphones e consoles Xbox para a Microsoft na unidade fabril. Os valores envolvidos no negócio não foram revelados. A Microsoft informa que dará todo o apoio aos seus funcionários nesse período de transição.

A informação de que a empresa iria se desfazer do ativo vinha circulando no mercado nas últimas semanas. Fontes da área de handsets relatam que a Microsoft reduziu a produção nos últimos meses, assim como seus canais de atendimento para grandes compradores no país.

Em comunicado enviado a este noticiário, a Microsoft explica as razões para se desfazer da fábrica: "Como parte da reestruturação do negócio de dispositivos móveis anunciada anteriormente, a Microsoft tem procurado formas de aumentar a eficiência nas operações. Depois de uma profunda e minuciosa avaliação, e sujeita à aprovação regulatória final, a Microsoft decidiu contratar para a fabricação de Xbox e de smartphones no Brasil o  nosso parceiro de negócios, a Flextronics, a partir de janeiro de 2016. O objetivo é que a Flextronics mantenha um nível semelhante de operações no Brasil. A Microsoft está empenhada em apoiar os funcionários durante esta transição."

A decisão de terceirizar a produção no Brasil faz parte da reestruturação mundial que a Microsoft anunciou em julho na área de handsets, com a previsão de demissão de 7,8 mil pessoas ao redor do mundo. A empresa deve enxugar seu portfólio de aparelhos, se concentrando em três segmentos: modelos de entrada; segmento corporativo; e aparelhos premium.

INdT

Por outro lado, é incerto o futuro do Instituto Nokia de Tecnologia (INdT), localizado em Manaus e herdado pela Microsoft depois da compra da Nokia. O INdT é um dos centros de pesquisa mais atuantes no desenvolvimento de tecnologias móveis no Brasil. O problema é que a existência do INdT está diretamente associada à fábrica em Manaus: seu funcionamento é bancado pelos benefícios fiscais da Lei de Informática. A Microsoft informa que o INdT não será transferido para a Flextronics e que agora procura por outros parceiros que possam se interessar em manter o centro de pesquisa.por Fernando Paiva Leia mais em Tiinside 02/10/2015
===========

Nota oficial do INDT sobre a venda da fábrica de Manaus pela Microsoft

Um novo INDT – Instituto redireciona seu posicionamento e segue oferecendo ao mercado soluções em P&D

Após mudanças estratégicas e redefinição de foco em função de transformações do mercado e novos direcionamentos, o INDT – Instituto de Desenvolvimento Tecnológico informa que seguirá oferecendo soluções de alto nível e disponibilizando todo seu potencial inovador ao mercado – fruto de quase quinze anos de atuação.

“Abrimos as portas e temos todo interesse, além de metas agressivas, para ampliar ainda mais nosso portfólio de clientes”, reforça o presidente do INDT, Geraldo Feitoza. Para atuar nesse novo cenário, o Instituto vem implementando sua estratégia há aproximadamente dois anos e desde então uma série de ações tem sido realizadas visando a busca por novos clientes e projetos. Isso incluiu a mudança de nome e marca, a criação de uma área denominada Desenvolvimento de Negócios além de investimento expressivo na ampliação de competências, modernização de seus laboratórios e na estruturação de outros novos, o que o permitiu aumentar o diferencial de trabalhos de P&D prestados, dentro do escopo de suas diversas áreas de atuação.

Ainda em 2014, foi tomada a decisão de sair do ambiente fabril, efetivada no início de 2015, para instalações mais modernas com o objetivo de atender outros tipos de clientes e segmentos. Este novo cenário possibilitou uma abertura de portas ainda maior, pois o Instituto recebe constantemente potenciais clientes de várias áreas graças ao trabalho de excelência realizado por sua equipe, que torna o INDT reconhecido como um dos grandes referenciais em tecnologia do país.

DIFERENCIAIS – O INDT é um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento independente e privado que investe na geração de novos conceitos, produtos, soluções e serviços em tecnologia, com sede em Manaus e escritório em Brasília. Sua base de trabalho é orientada para a valorização de talentos, proporcionando um ambiente de possibilidade para experimentação com laboratórios de classe mundial – esta estrutura faz do INDT um dos poucos centros de pesquisa no Brasil que dispõem dessa diversidade de equipamentos que refletem o estado da arte em tecnologia. Temos o compromisso de oferecer ao mercado soluções que impactam positivamente os negócios, otimizando processos, reduzindo custos e colaborando com o aumento de produtividade de nossos clientes.

INDT e FUNDAÇÃO NOKIA – É importante destacar que o INDT e a Fundação Nokia são instituições de natureza diferentes, a primeira é do ramo de P&D e a segunda trata-se de instituição educacional. Existem relações comerciais entre ambas como projetos de compartilhamento de conhecimento entre os profissionais que fazem parte do Instituto e os alunos, mas tudo realizado de forma independente e sem relação financeira ou estratégica. O presidente do INDT manifesta seu apoio e torcida à Fundação Nokia para que continuem suas atividades que são de extrema importância para o Amazonas.

SOBRE O FUTURO – O INDT tem recebido todo o suporte necessário da Microsoft para seguir avançando no mercado de P&D e oferecendo suas soluções tecnológicas aos mais diversos segmentos. “Este momento de transformações também é um momento de reconhecimento. Agradecemos imensamente o suporte da Microsoft que tem sido fundamental para a continuidade de nossa história de sucesso e tem nos preparado para seguirmos fortes nesta nova fase da instituição”, finaliza Geraldo. Leia mais em amozonasnoticias 09/10/2015


04 outubro 2015



0 comentários: