14 agosto 2015

Lucro líquido ajustado da Kroton sobe quase 80% no 2º tri

O lucro líquido ajustado da empresa de educação Kroton Educacional subiu quase 80 por cento no segundo trimestre, impulsionado pelo avanço das receitas com a contabilização da aquisição da Anhanguera.

A empresa teve lucro líquido ajustado de 513,8 milhões de reais de abril a junho, avanço de 79,6 por cento na comparação com o mesmo período do ano passado, informou nesta quarta-feira. Sem ajustes, o lucro líquido também teve forte avanço, de quase 55 por cento, para 416,1 milhões de reais.

O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado foi de 600,88 milhões de reais, avanço de 84,3 por cento ano contra ano.

A receita líquida subiu 94,7 por cento em relação ao segundo trimestre do ano passado, para 1,4 bilhão de reais, devido à incorporação dos números da empresa adquirida Anhanguera, assim como ao crescimento orgânico, disse a companhia em seu relatório de resultados.

O faturamento também foi afetado positivamente pela receita de alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e dos financiamentos privados, disse a empresa, assim como a regularização da matrícula de alunos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no período.

A geração de caixa operacional após investimentos foi de 209,2 milhões de reais no período, suportada pelos repasses relativos ao Fies referentes ao calendário deste ano.

"Os resultados desse primeiro semestre são bastante positivos e indicam que 2015 será um ano excelente, com crescimento de receita e significativa evolução de margens", disse a empresa no relatório.

A base de alunos total da graduação somou cerca de 1,1 milhão no segundo trimestre, queda de 4,1 por cento ante o primeiro trimestre do ano, devido à sazonabilidade natural do negócio. Já a base total da pós-graduação teve baixa de 0,4 por cento no período.

A empresa disse estar realizando iniciativas de combate à evasão, com o Programa Permanência, que reúne 20 projetos relacionados à gestão de evasão e retenção de alunos.

A taxa de evasão da educação presencial ficou em 3,6 por cento no segundo trimestre, frente a 4,5 por cento no mesmo período do ano anterior. No caso da educação à distância, a taxa ficou em 6,7 por cento, frente a 4,4 por cento no segundo trimestre de 2014.

Até junho, a companhia tinha 259,7 mil alunos matriculados com contratos do Fies, uma alta de 1,5 por cento frente ao trimestre anterior. Segundo a empresa, o aumento foi possível graças à efetiva adesão de alunos que estavam em processo de regularização e outros que migraram do parcelamento especial privado durante o período.

As recentes mudanças no Fies que alteraram o fluxo de pagamento do programa fizeram o total de contas a receber da Kroton subir 234,4 por cento na comparação anual, para 1,17 bilhão de reais. Também contribuiu o fato de a empresa ter criado um programa de financiamento privado para fazer frente às restrições do Fies.

A empresa disse estar trabalhando na criação de um novo programa de financiamento privado de longo prazo, que deverá ser inicialmente ofertado no segundo semestre no formato de parceria com uma instituição financeira. (Por Luciana Bruno) Reuters Leia mais em Uol 12/08/2015


14 agosto 2015



0 comentários: