05 agosto 2015

Internet das Coisas gera oportunidade na área de software

Conferência do Gartner irá mostrar novos caminhos para ampliação de receita do setor.

O Gartner anunciou novas pesquisas que apontam que a Internet das Coisas (IoT) está transformando diversos fabricantes em novos fornecedores de software, que necessitam de soluções de Licenciamento e Gestão de Direitos.

Ao deslocarem o valor do produto do hardware do dispositivo para o software que opera no aparelho, e aplicando uma estratégia de licenciamento adequada, os estrategistas de fabricação de produtos podem maximizar o potencial dos valores de receita. Essas e outras tendências serão apresentadas durante a Conferência Gartner Segurança e Gestão de Riscos, que acontece nos dias 10 e 11 de agosto (segunda e terça-feira), no Sheraton São Paulo WTC Hotel.

"A IoT está criando um novo tipo de fornecedor de software, para o qual o Licenciamento e Gestão de Direitos é vital para proteger, diferenciar e monetizar suas ofertas. Esperamos que, até 2020, deixar de empregar um sistema de LEM resulte em uma queda de 20% no potencial de receita gerada por software para fabricantes de dispositivos conectados à IoT", afirma Laurie Wurster, Diretora de Pesquisas do Gartner.

Diversos fabricantes ainda aplicam uma mentalidade tradicional para seus produtos, e não consideram as oportunidades de receita adicionais de software e aplicativos incorporados controlados por licenciamento. A maioria dessas empresas são novas fornecedoras de software, principalmente fabricantes de dispositivos e de equipamentos originais, que agora podem monetizar seu software, bem como os dispositivos, por meio da IoT.

"Ao monetizarem o software em seus dispositivos, os fornecedores poderão aumentar e propulsionar fontes de receita, criando bilhões de dólares em valor adicional. A estimativa é de que existam mais de 25 bilhões de 'coisas' no mercado. Se os fabricantes pudessem coletar em média US$ 5 por software de cada unidade instalada, isso geraria uma receita adicional estimada em US$ 130 bilhões”, afirma a Diretora de Pesquisas do Gartner.

Em um futuro próximo, a IoT conduzirá transformações comerciais para diversos fabricantes, permitindo o uso do software no dispositivo para diferenciar ofertas de produtos e soluções. Como fornecedores na indústria de software tradicional, os fabricantes de dispositivos precisam proteger e monetizar a propriedade intelectual contida nos aplicativos.

Parceria entre empresas desenvolve soluções conjuntas para IoT

"Ao controlarem a funcionalidade do produto, os recursos e as capacidades dos dispositivos conectados à Internet por meio de licenciamento flexível, os fabricantes poderão competir melhor em mercados novos e atuais. Além disso, a configuração controlada pelo software fornece aos fabricantes mais flexibilidade para regionalizar suas ofertas e desenvolver soluções de nicho para mercados específicos, sem precisar fabricar unidades de manutenção de estoque de produto separadas", afirma Laurie Wurster, Diretora de Pesquisas do Gartner. Leia mais em ipnews 04/08/2015

05 agosto 2015



0 comentários: