04 agosto 2015

Conheça a empresa que recebeu R$ 3 mi do jogador Felipe Melo

A Next Level Sports, agência de intercâmbio esportivo, acaba de receber sua primeira rodada de investimentos. O autor do aporte é o jogador de futebol Felipe Melo, que já atuou com a camisa da seleção brasileira e atualmente joga no time turco Galatasaray. Com um investimento de mais de três milhões de reais, ele terá 20% de participação na empresa.

O objetivo da Next Level Sports é criar oportunidades para jovens atletas, entre 14 e 23 anos, que desejem dar continuidade à sua carreira esportiva enquanto concluem os estudos, com foco nas bolsas para jogar futebol nos Estados Unidos.

O soccer cresceu em números astronômicos nesse país ao longo dos últimos anos e é um mercado promissor, conta Melo. "Não é o meu primeiro negócio no futebol e nem nos Estados Unidos, mas aposto demais no sangue nos olhos que os meninos da Next Level me passaram. Eles têm o meu perfil e tenho certeza que vamos conquistar uma boa fatia desse mercado", afirmou. Vale lembrar que o jogador Ronaldo Fenômeno também já apostou nesse ramo.

História

A Next Level Sports é formada por cinco sócios, sendo que todos foram estudantes-atletas nos Estados Unidos: Jonatas Polesello (27 anos), Felipe Araújo (25), Bruno Pessoa (24), Danilo Miller (26) e Yalli Oliveira (28).

Segundo Pessoa, sua rotina de estudante e jogador no Brasil era complicada, com problemas como o deslocamento entre a escola e o campo de treinamento, por exemplo. "Vi essa oportunidade de estudar nos Estados Unidos por meio de uma bolsa de estudos e acabei sendo aceito numa universidade da Califórnia", conta.

Os sócios começaram a fazer eventos para atrair estudantes a estudarem no exterior e, em 2008, criaram a Next Level Sports. O negócio oferecia intercâmbios para diversos esportes no início. "Hoje, só trabalhamos com o futebol, que já era 95% da procura mesmo", diz Pessoa.

O sócio conta que a Next Level Sports atende vários perfis de atletas, com variações em notas escolares, nível de inglês e desempenho no esporte. Os estudantes mais preparados são selecionados para as universidades de ponta na formação de um estudante-atleta. A empresa possui parceria com mais de 200 universidades americanas.

A agência ajuda na hora de conseguir uma bolsa e resolver assuntos burocráticos. Nos Estados Unidos, oferece suporte ao atleta. "Geralmente, o treinador da universidade acaba sendo o responsável legal pelo atleta na universidade. Não temos nenhum vínculo contratual com ele, mas temos uma equipe de atendimento", diz Pessoa.

Atualmente, o faturamento é de um milhão de reais no ano. Com o aporte, a projeção de faturamento da companhia triplicou.

Next Academy e franquias

No final do ano passado, a agência de intercâmbio esportivo percebeu uma demanda por parte dos alunos em ter um espaço para treinar mais. Assim, a Next Level Sports investiu em um novo produto: a Next Academy, uma academia de futebol no Rio de Janeiro.

Investir nesse projeto é a prioridade de uso do aporte recebido pela empresa. "Abrimos a primeira academia em março deste ano no Rio de Janeiro e já temos 200 atletas. Expandimos há duas semanas para São Paulo, e lá temos 100 alunos", conta Pessoa.

O plano da Next Level Sports é transformar a Next Academy em uma rede de franquias. A agência de intercâmbio esportivo continuará como negócio próprio, sendo a franqueadora das academias de futebol.

A mensalidade da academia é de 351 reais e vale apenas para o treinamento esportivo. Essa é a principal fonte de renda do franqueado. Caso o aluno queira fazer um contato para buscar bolsas ou treinadores no exterior, há a cobrança de taxas específicas, e essa receita irá para Next Level Sports, que cuida do agenciamento dos intercâmbios.

As duas primeiras unidades (Rio de Janeiro e São Paulo) são próprias, mas já há unidades franqueadas pensadas para Fortaleza e Porto Alegre. A expectativa é abrir dez franquias até o final do de 2015.

O investimento inicial para abrir uma academia da rede vai de 160 mil reais a 200 mil reais. O faturamento médio mensal varia de 130 mil reais a 170 mil reais, enquanto o prazo de retorno vai de 12 a 18 meses.

Quem está coordenando a expansão é Marcelo Cherto, da Cherto Franchise. "Ele está dando todo o suporte em termos de franquias e passa credibilidade ao nosso produto", explica Pessoa.

Associar a empresa a nomes de credibilidade é uma das estratégicas para fortalecer a marca. Além das atuações de Felipe Melo e Marcelo Cherto, a Next Academy é parceira da Adidas, que fornece um kit de uniformes junto com a matrícula (de 500 reais), e também tem parceria com a EF English Town, que prepara os alunos para testes de inglês.

"Hoje, buscamos pessoas que tenham conhecimento em relação ao futebol. Nosso desafio é procurar pessoas que amem o esporte, amem trabalhar com pessoas e queiram transformar isso em um negócio lucrativo", afirma Pessoa.  Por Mariana Fonseca, Leia mais em  EXAME 04/08/2015


04 agosto 2015



0 comentários: