22 agosto 2015

BrPhotonics começa a produzir chips fotônicos em fábrica de Campinas

Joint-venture entre CPqD e GigOptix espera faturar R$ 30 milhões em 2017 a partir de tecnologias de comunicação de alta velocidade

A BrPhotonics inaugurou uma instalação industrial em Campinas. A companhia atua com foco no mercado global de dispositivos fotônicos e microeletrônicos para sistemas de comunicação. A planta será responsável pela fabricação de chips para redes ópticas com velocidades acima de 100 Gbps.

A empresa nasceu há alguns meses de um esforço conjunto entre CPqD a GigOptix. A entidade brasileira disponibilizou as instalações e cedeu cinco patentes enquanto a norte-americana transferiu sua fábrica para Campinas e entrou com outras 17 patentes.

O empreendimento mira o mercado global. “Desde seu primeiro dia, nascemos para atender ao mundo”, comenta Júlio Cesar Rodrigues de Oliveira, presidente da companhia. Para tanto, há planos de ganhar escala a partir de 2016, quando a empresa espera atingir capacidade de produção da ordem de mil dispositivos por mês.

“Estamos retomando a microeletrônica”, comenta Sebastião Sahão Junior, presidente do CPqD, sinalizando uma vertente que havia sido descontinuada pela organização no começo dos anos 2000. “Estamos escrevendo mais um capítulo de muitos que virão pela frente”, adiciona.

“Temos que ter ambição de espalhar esse tipo de experiência para outros setores da economia digital, se preocupando com emprego e renda em território nacional”, adicionou, acrescentando a necessidade de uma discussão ampla sobre uma nova política indústrial para o setor de TI e telecom. “É importante produzir inteligência e valor agregado”, finalizou. Felipe Dreher http://computerworld.com.br/brphoton...ca-de-campinas Leia mais em skyscrapercity 21/08/2015


22 agosto 2015



0 comentários: